28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20f - Avaliação da Qualidade da Atenção Primária em Saúde |
23579 - PLANEJAMENTO E GESTÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO 3º CICLO DO PMAQ EM ORÓS-CEARÁ - RELATO DE EXPERIÊNCIA CYBELLY TEIXEIRA VIDAL - UNIFOR, ZÉLIA MARIA DE SOUSA ARAÚJO SANTOS - UNIFOR, FERNANDA ROCHA HONÓRIO DE ABREU - UNIFOR, GEISE MOREIRA SALES DE OLIVEIRA - UNIFOR, SARAH DAYANNE DE LIMA SANTOS - UNIFOR, THAÍS ROGÉRIO DOS SANTOS - UNIFOR, VERBENA NUNES CUSTÓDIO DE ARAÚJO - UNIFOR, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIFOR, FERNANDA JORGE MAGALHÃES - UFC, FIRMINA HERMELINDA SALDINHA ALBUQUERQUE - UFAM/UNIFOR
Período de Realização O planejamento e realização da experiência sucederam no período de Janeiro a Outubro de 2017.
Objeto da Experiência O PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade) propõe aprimorar os serviços de saúde ofertados aos cidadãos do território.
Objetivos Descrever a experiência no planejamento e gestão da Atenção Primária em Saúde (APS) durante o 3º Ciclo do PMAQ no município de Orós-Ceará, ressaltando as mudanças nas práticas profissionais das Equipes Saúde da Família (EqSF).
Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre processo de planejamento na gestão das ações e serviços das EqSF utilizando o método Planejamento Estratégico Situacional (PES). A coordenação da APS e as EqSF levantaram as necessidades construindo o diagnóstico situacional pautado no instrumento de avaliação do PMAQ. A gestão elaborou matriz de intervenção traçando metas. A estratégia foi articulada com as secretarias municipais, laboratório de análises clínicas municipal, dentre outros.
Resultados Evidenciou-se melhor infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), territorialização na perspectiva das áreas de risco e maior vulnerabilidade, acolhimento com classificação de risco, avaliação mensal dos indicadores, implantação do prontuário eletrônico e tabletes para os Agentes Comunitários de Saúde, recolhimento dos exames laboratoriais colhidos nas UBS, aquisição de material médico hospitalar, agendamento dos atendimentos na UBS, proporcionando uma redução na espera da população.
Análise Crítica O planejamento consiste numa potente ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para o alcance dos objetivos. Diante disso, o PMAQ, estratégia que propõe uma melhor qualidade e acesso nos serviços de saúde, necessita que em todas suas etapas contemplem uma gestão de planejamento contínuo para que possibilite um excelente desempenho. Portanto, com uma avaliação efetiva da gestão, foi possível alcançar uma melhora no desempenho das EqSF junto a gestão.
Conclusões e/ou Recomendações Portanto, o planejamento na gestão das ações e serviços das EqSF na APS, usando o método PES proporcionou maior aprendizagem e conhecimento dos profissionais destas equipes, sobre as diferentes atividades a serem avaliadas e seus impactos na saúde. Além disso, o diagnóstico situacional possibilitou aos profissionais envolvidos traçarem um melhor plano para prevenir e controlar os problemas advindos dos processos produtivos.
|