28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20f - Avaliação da Qualidade da Atenção Primária em Saúde |
22858 - CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA E DOS PROCEDIMENTOS REALIZADOS PELA ATENÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, SEGUNDO AVALIAÇÃO QUALIAB LUCEIME OLIVIA NUNES - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, ELEN ROSE LODEIRO CASTANHEIRA - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, THAIS FERNANDA TORTORELLI ZARILI - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, JOSÉ FERNANDO CASQUEL MONTI - DEPARTAMENTO DE MEDICINA DA UFSCAR, CAROLINA SIQUEIRA MENDONÇA - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, PATRICIA RODRIGUES SANINE - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, JOSIANE FERNANDES LOZIGLIA CARRAPATO - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, NÁDIA PLACIDELI - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU, DINAIR FERREIRA MACHADO - FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU - UNESP, MARIA INÊS BATTISTELLA NEMES - FACULDADE DE MEDICINA - USP
Apresentação/Introdução A Atenção Básica (AB) tem alta capilaridade, é a principal porta de entrada no Sistema de Saúde e tem absorvido diversos programas e ações que vão desde a promoção até a recuperação da saúde. De acordo com a PNAB, para a realização destas atividades é necessário a manutenção regular da infraestrutura e dos equipamentos das UBS, enquanto recursos necessários para a oferta de serviços na AB.
Objetivos Caracterizar as unidades de atenção básica e descrever as Estrutura e Procedimentos Básicos realizados
Metodologia Pesquisa transversal, descritiva, realizada entre maio e dezembro de 2017, com aplicação censitária do questionário de Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica - QualiAB (instrumento de avaliação de serviços de AB). Participaram da aplicação 2735 unidades básicas de saúde (UBS) de 246 municípios do estado de São Paulo. São analisadas as questões relacionadas à estrutura e diversidade de procedimentos a partir das frequências e proporções encontradas entre os serviços estudados.
Resultados Caracterização das UBS: 46%USF, 59% periférica, 93% gestão municipal, 89% com apoio técnico externo. Estrutura e procedimentos básicos: 67% com prédios em bom estado de conservação, 7%não possui sala de espera, 19% sem sala de vacina, 36% salas e consultórios insuficientes, 34% com consultórios ginecológicos sem banheiro, 57% não dispõe carrinho de emergência e 71% não possui desfibrilador, 19% não realiza vacinação, 21% não coleta exames laboratoriais, 27% não aplica Benzetacil, 31% não dispensa medicamentos da RENAME, 37% reunião de equipe semanal. Os principais obstáculos referidos à serem vencidos para melhoria da qualidade são: 61% falta de RH, 57% fortalecimento do trabalho em equipe
Conclusões/Considerações O presente estudo identificou um percentual expressivo de serviços com estrutura e realização de procedimentos básicos inadequados para os padrões preconizados para a AB. Por ser condicionante a estrutura interfere na qualidade e quantidade das ações desenvolvidas afetando a atuação do trabalho em equipe, a assistência prestada ao usuário, e a adesão aos tratamentos, principalmente de pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas.
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