28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20f - Avaliação da Qualidade da Atenção Primária em Saúde |
21259 - PERCEPÇÕES ATRIBUÍDAS AO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA POR PROFISSIONAIS DA REGIÃO DE SAÚDE DE PIRAPORA – MG PATRÍCIA LIMA MAGALHÃES - SES/MG, ANGELINA DO CARMO LESSA - UFVJM, NADJA MARIA GOMES MURTA - UFVJM
Apresentação/Introdução Com o objetivo de qualificar a Atenção Básica (AB) e institucionalizar a avaliação em saúde, o Ministério da Saúde criou em 2011, o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da AB (PMAQ-AB). O programa de avaliação já se encontra em seu 3º ciclo, sendo, por isso, importante reconhecer, a partir do olhar dos profissionais participantes, os efeitos do programa no dia a dia das equipes.
Objetivos Levantar, analisar e desvelar as percepções atribuídas ao processo de avaliação do PMAQ-AB por profissionais de Equipes de Saúde da Família (eSFs) da Região de Saúde de Pirapora/MG.
Metodologia O estudo foi qualitativo e a coleta de dados foi realizada através da entrevista semiestruturada, recorrente, com tratamento dos dados a partir da análise de conteúdo. O local escolhido para a realização do estudo foi a Região de Saúde de Pirapora/MG sendo ela constituída por sete municípios e totalizando uma população de 139.698 habitantes. Os sujeitos da pesquisa foram profissionais enfermeiros vinculados em equipes certificadas com desempenho muito acima da média, acima da média e mediano ou abaixo da média e que tenham participado da avaliação do 2º ciclo do PMAQ-AB nas equipes em que trabalham atualmente, sendo possível a identificação de dez sujeitos com o perfil esperado.
Resultados Avanços importantes trazidos pelo programa foram identificados, como a importância do PMAQ-AB como instrumento de qualificação da Atenção Primária à Saúde; os facilitadores que influenciam na certificação e alcance das diretrizes do programa, bem como a necessidade de superação de algumas dificuldades a fim de que a avaliação não perca a sua utilidade no processo contínuo de organização do trabalho da AB. O estudo revelou que não existe uma incorporação das ações previstas na avaliação de forma homogênea entre as equipes e municípios, demonstrando diferenças na forma como a melhoria, o acesso e a qualidade têm sido incorporados na AB na Região de Saúde e Pirapora/MG.
Conclusões/Considerações Como o PMAQ-AB é um programa cíclico, espera-se que não haja interrupção do mesmo e que os municípios e equipes, a partir dos resultados alcançados identifiquem estratégias de correção dos padrões de qualidade ruins e manutenção dos padrões bem avaliados no decorrer das avaliações, fortalecendo o objetivo do programa de garantir uma melhoria progressiva e contínua do acesso e qualidade dos serviços de AB ofertados aos usuários.
|