27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20e - Avaliação da Atenção pré-Natal no Brasil |
28164 - A AMPLIAÇÃO DO SERVIÇO DE PRÉ-NATAL: A EXPERIÊNCIA DE UMA CAPITAL DO NORDESTE. ADRIANA CERQUEIRA MIRANDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, LUCIANA TORRES PEIXOTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, MIRELLE FRANÇA DE JESUS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, VANESSA FONSECA RIBEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, CALIANDRA MARIA BENTO VIANA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, JOSELICE MARIA BRITO LUCENA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR
Período de Realização Período de dezembro de 2012 a dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Incremento do número de consultas de pré-natal e ampliação do acesso a Atenção Primária à Saúde -APS.
Objetivos Analisar o incremento do indicador proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas de pré-natal, correlacionado com a ampliação do acesso a estratégia de Saúde da Família, no município do Salvador-Ba, no período de 2012 a 2017.
Metodologia A ampliação do acesso aos serviços de saúde na APS, com o aumento do número de equipes de Saúde da Família - EqSF de 104 para 251 num período de cinco anos, deve-se a desprecarização dos vínculos empregatícios com a nomeação dos profissionais concursados, adesão do município ao Programa Mais Médicos/PROVAB e construção de novas Unidades de Saúde da Família (USF), possibilitando a garantia de oferta do pré-natal nos territórios.
Resultados No período de 2012-2017, houve um incremento de 141,3% no número de EqSF implantadas. Pode-se inferir que o processo de desprecarização dos vínculos empregatícios e fixação dos profissionais no território, permitindo a construção de vínculos equipe/comunidade, favoreceu a ampliação do acesso ao pré-natal, demonstrado no aumento da proporção de nascidos vivos de mães com 07 ou mais consultas de pré-natal, que evoluiu de 46,7% para 60,8% no período citado, que corresponde a um aumento de 30,2%.
Análise Crítica O indicador proporção de nascidos vivos de mães com 07 ou mais consultas de pré-natal mede apenas a cobertura do atendimento, não podendo ser utilizado para avaliar a qualidade do serviço. O maior crescimento do número de EqSF em relação às consultas de pré-natal, demonstra que existe a necessidade de investimento em outros pontos para além da estrutura física e recursos humanos, como o fortalecimento dos processos de trabalho na estratégia de Saúde da Família no município do Salvador-Ba.
Conclusões e/ou Recomendações O município tem buscado investir em estratégias para fortalecimento do processo de trabalho, o “Manual Operacional para Atenção Primária à Saúde” define a imagem-objetivo da APS com normas, rotinas e serviços ofertados. Especificamente, para a melhoria do atendimento ao pré-natal, este ano será realizado um treinamento em serviço das EqSF que discute desde a captação precoce até consulta puerperal e, também, continuamos com a expansão das USF.
|