Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20e - Avaliação da Atenção pré-Natal no Brasil

25975 - ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL NO BRASIL: PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE
ROSÁLIA GARCIA NEVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, MARIA DEL PILAR FLORES-QUISPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, ANACLAUDIA GASTAL FASSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, ELAINE TOMASI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS


Apresentação/Introdução
Durante a gravidez, todas as mulheres devem receber atenção ao pré-natal de alta qualidade, para garantir a sua saúde e do bebê. A rede de atenção básica é a porta de entrada das gestantes para o sistema de saúde. No acompanhamento do pré-natal devem ser realizadas práticas educativas; avaliação do estado nutricional; acompanhamento do ganho de peso e realização de testes rápidos.


Objetivos
Descrever a atenção ao pré-natal na rede de atenção básica e comparar entre as equipes participantes somente do ciclo II do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), com aquelas que participaram do ciclo I e II.


Metodologia
Os dados são parte da avaliação externa do ciclo II do PMAQ, realizada de dezembro de 2013 a março de 2014. O estudo incluiu unidades e equipes de atenção básica, e uma amostra de usuárias. Foram avaliados três aspectos: infraestrutura adequada das unidades básicas de saúde (UBS), processo de trabalho das equipes adequado, e a atenção adequada (dividida em orientações recebidas e procedimentos realizados na consulta) segundo percepção das usuárias que realizaram o pré-natal da última gravidez na UBS.


Resultados
Foram avaliadas 9.909 UBS, 9.905 equipes de saúde e 9.945 usuárias. Em 40,9% das UBS que participaram dos ciclos I e II, encontraram-se melhores estruturas, comparadas com aquelas que participaram somente do ciclo II (35,9%). Para processo de trabalho, 90% das equipes participantes dos ciclos I e II solicitaram todos os exames, já nas participantes somente do ciclo II, a prevalência foi de 85,5%. Quanto à atenção, 61,3% das usuárias das equipes participantes dos ciclos I e II referiram ter recebido todas as orientações e 24,6% ter realizado todos os procedimentos, enquanto que entre usuárias das equipes participantes somente do ciclo II 58,1% e 21,8%, respectivamente.


Conclusões/Considerações
Sugere-se que o PMAQ teve efeito positivo sobre a atenção ao pré-natal. Entretanto, o cenário do acompanhamento ao pré-natal na rede básica de saúde no Brasil necessita de melhorias, especialmente na oferta de orientações pelos profissionais de saúde e na realização de procedimentos nas consultas. Futuros estudos com dados dos ciclos I, II e III do PMAQ devem ser realizados para avaliar a consistência dos achados e a efetividade do Programa.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360