Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20e - Avaliação da Atenção pré-Natal no Brasil

22536 - OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO PÓS CESÁREAS EM USUÁRIAS ACOMPANHADOS PELA ATENÇÃO BÁSICA
SILVANA PORTELLA LOPES CRUZ - UNEB, SHEILA QUELLE PORTO DE ALMEIDA - UNEB, BÁRBARA TEIXEIRA CARVALHO MALHEIROS - UNEB, MICHELLE MARTINS SOUZA - UNEB


Apresentação/Introdução
A cesárea é um procedimento cirúrgico que pode trazer riscos à saúde da mulher como o aparecimento de Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) que pode ser contraída após a internação ou após a alta até o 30º dia da cirurgia (Portaria MS 2616/98) causando transtornos às usuárias e serviços de saúde. O seu estudo é essencial na identificação de morbidades e de intervenções para diminuir a sua prevalência.


Objetivos
Esta pesquisa teve como objetivo principal caracterizar a ocorrência de infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidas à cesárea e acompanhadas pela Atenção Básica.


Metodologia
Tratou-se de um estudo epidemiológico, com delineamento transversal e caráter descritivo-exploratório com mulheres residentes e acompanhadas nas áreas das Unidades de Saúde da Família (USF) na sede do município de Guanambi-BA, que fizeram parto cesárea de fevereiro a abril /2017. Para a caracterização das ISC foram adotados os critérios de classificação da ANVISA(2013) como superficial, profunda e órgão/espaço. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia.


Resultados
Identificou-se o total de 31 puérperas. Deste total houveram 2 recusas e 18 perdas, ficando a amostra composta por 13 usuárias. Das 15 USF alvo da pesquisa, 4 não participaram do estudo por recusa do enfermeiro (a), totalizando 11 Unidades participantes. A ocorrência de infecção do sítio cirúrgico apresentou um percentual de 38,5%. Todas as infecções identificadas foram classificadas como superficiais, que são aquelas que acometem apenas a pele e tecido subcutâneo. O tamanho da amostra foi considerado pequeno e pouco representativo para fazer associações consistentes entre o aparecimento de ISC e os fatores de risco, ponderado portanto como inconclusivo neste aspecto.


Conclusões/Considerações
Os casos de ISC identificados trazem a compreensão dos possíveis reflexos deste agravo na vida das usuárias e na rotina dos serviços, demonstrando a importância de ter as UBS como um local de busca ativa destas infecções fora do âmbito hospitalar. Pode também favorecer a discussão de políticas voltadas à vigilância ativa dos casos na Atenção Básica e o fortalecimento da referência e contra–referência nos serviços da rede assistencial do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360