27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20e - Avaliação da Atenção pré-Natal no Brasil |
22309 - AUDITORIA DO PREENCHIMENTO DA CADERNETA DE SAÚDE DA CRIANÇA EM UM HOSPITAL INFANTIL DA REGIÃO NORTE JEANNE LÚCIA GADELHA FREITAS - UNIR, DANIELA FERREIRA BORBA CAVALCANTE - UNIR, KÁTIA FERNANDA ALVES MOREIRA - UNIR, NATHALIA HALAX ORFÃO - UNIR, ÁGUIDA THOMAZ DOS SANTOS - UNIR, RAYANNE CAVALCANTE DO NASCIMENTO - UNIR, TATIANE MACIEL MENDES - UNIR, JESSICA CORRÊA DOS SANTOS - UNIR, BEATRIZ NOGUEIRA DE VASCONCELOS - UNIR, JESSICA CUNHA ALVES - UNIR
Apresentação/Introdução A qualidade no preenchimento da Caderneta de Saúde da Criança (CSC) auxilia ações de prevenção à morbimortalidade infantil. Por outro lado, a falta a ausência e o uso inadequado dessa importante ferramenta compromete as ações de vigilância do desenvolvimento e crescimento da criança, que deve ser realizada por todos os profissionais e serviços de saúde essencialmente na rede de atenção primaria.
Objetivos Realizar auditoria do preenchimento da CSC, sobretudo aspectos do crescimento e desenvolvimento da criança na primeira infância, realizado na Atenção Primária à Saúde de Porto Velho e as características sociodemográficas dos familiares/cuidadores.
Metodologia Estudo descritivo transversal, quantitativo, constituída de 420 cuidadores de crianças hospitalizada e respectivas CSC. A coleta de dados foi pela entrevista e observação direta da CSC, utilizando-se roteiro com variáveis sociodemográficas da mãe e criança e variáveis para avaliação do preenchimento da CSC. Para análise, utilizou-se sistema de escore, atribuindo valor um para itens preenchidos corretamente e zero para itens incorretos/não preenchidos. Para a estatística, utilizou-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 24.0, calculando-se o não preenchimento da CSC. O estudo respeitou os preceitos éticos, conforme parecer nº 1.849.757 do CEP, financiado pela FAPERO-Rondônia.
Resultados A maioria dos cuidadores das crianças eram do sexo feminino (97,4%), mais da metade tinha idade entre 20-29 anos, como principal cuidador evidenciou pai e mãe, com escolaridade ≥ 8 anos de estudo, renda familiar ≤ 2 salários mínimos, com mães que realizaram pré-natal, onde a maioria realizou o pré-natal no SUS. Com relação às características da criança, houve predomínio na faixa etária ≤ 1 ano, mais da metade das crianças eram do sexo masculino. Dentre os cuidadores entrevistados 219 pessoas que receberam orientações apontaram o enfermeiro como responsável. O escore de preenchimento obteve pontuação igual a 9,6 pontos, onde 107 CSC se encontravam preenchidas corretamente.
Conclusões/Considerações Os resultados evidenciaram a urgente necessidade de capacitação dos profissionais sobre a CSC e seu preenchimento, sobretudo de enfermeiros, sendo este referência no acompanhamento da saúde da criança na Atenção Primaria em Saúde, por meio da consulta de puericultura. Os cuidadores precisam também ser adequadamente orientados sobre a CSC e seu uso como aliada para a saúde da criança, pois são eles que detêm o poder sobre esta ferramenta.
|