27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20d - Avaliação das Ações das Doenças Crônicas Não Transmissíveis |
29103 - IMPLANTAÇÃO DO NUCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM JARAGUÁ DO SUL (SC): UMA ÓTICA AMPLIADA DO PLANEJAMENTO ROSANA MARA DA SILVA - FACULDADE IESC JANGADA, LUÍS FERNANDO MEDEIROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE JARAGUA DO SUL, JOYCE BUENO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE JARAGUA DO SUL, SILVIA CURTY - SECRETARIA MUNICIPAL SAUDE JARAGUA DO SUL, FABIANA DALAGNOLLO - SECRETARIA MUNICIPAL SAUDE JARAGUA DO SUL, RAQUEL BELTRAME - SECRETARIA MUNICIPAL SAUDE JARAGUA DO SUL, ANA CELIA OLIVEIRA - NASF JARAGUÁ DO SUL
Período de Realização Julho de 2017 até momento atual (março de 2018)
Objeto da Experiência O processo de planejamento da implantação do NASF em Jaraguá do Sul (SC) através do Modelo Lógico, dialogando com a Rede Municipal de Saúde.
Objetivos Implantar o NASF, a partir de um Planejamento de Rede, analisando o perfil epidemiológico da população adstrita, desenvolvendo um Modelo Lógico, dialogando com toda a Rede Municipal de Saúde. O principal norte durante o processo era a construção do conceito NASF.
Metodologia Adotou-se uma metodologia ativa com processo inicial de decisão de território e estudo populacional no cenário da Administração Municipal, com uma oficina de sensibilização, construindo o conceito em âmbito gestor . Posteriormente, dialogou-se com a Rede na decisão dos profissionais e entendimento de território, através uma oficina sensibilização e aplicação questionário. Com a definição da equipe, houve a capacitação e a construção do Planejamento do Território NASF com as ações pactuadas com ESF.
Resultados O processo de planejamento do NASF no município de Jaraguá do Sul delineia o Modelo Lógico de Planejamento, referindo uma construção alicerçada nos conceitos de território e conceito, promovendo uma cadência nas ações da equipe NASF junto com as equipes de ESF adstritas. Essa escuta qualificada da REDE dialoga numa ótica diferenciada de implantação de NASF, onde os sujeitos foram constituídos a partir das necessidades do território e não pela disponibilidade de profissionais.
Análise Crítica A implantação de uma Política Pública em Saúde baseada em um modelo lógico transmuta o atual modelo de inclusão dos profissionais pelo remanejo de locais de trabalho. Faz uma Rede analisar as necessidades do território e da população, repensa a inserção de todos os atores envolvidos a trabalhar o conceito dessa política e como ela se direciona.Para o município, a implantação foi de forma positiva, permitindo a Rede Municipal opinar, construir e dialogar sobre todas as etapas.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação no Modelo Lógico estruturou a política do NASF de forma sólida no município de Jaraguá do Sul (SC), sendo um modelo único, estudado para a realidade local. Basear a entrada de uma política na construção de uma Rede dialogada e compartilhada atende os preceitos que se espera do NASF, como um apoiador dos ESF no cuidado compartilhado de território.
A experiência foi positiva para o município, o qual replicará para a entrada de 3 novos NASF.
|