27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20c - Avaliação e monitoramento como Instrumento de Gestão |
29026 - INSTRUMENTO DE APOIO À GESTÃO; PAINEL DE BORDO PARA ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS E AÇÕES EM IPOJUCA-PE: RELATO DE EXPERIÊNCIA JACYANE RODRIGUES DE MELO - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, ADELAIDE MARIA CALDAS CABRAL - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, ITAMAR CASSIMIRO HENRIQUE - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA
Período de Realização O período pesquisado corresponde ao início da atual gestão, que vai de maio de 2017 a abril/2018.
Objeto da Experiência Implementação de um painel de bordo (dashboard) para acompanhamento das ações e processos internos da Secretaria de Saúde do Ipojuca-PE.
Objetivos Descrever as dificuldades enfrentadas no acompanhamento das ações no âmbito interno da gestão;
Apresentar instrumento de acompanhamento e gerenciamento de ações e processos de cunho operacional da secretaria municipal de saúde;
Discutir soluções similares acessíveis à gestões de pequeno e médio porte.
Metodologia O presente estudo está em andamento e tem caráter analítico e observacional. Todos os dados referente aos processos foram registrados em instrumento próprio desenvolvido com a finalidade de gerarem uma base de dados contendo todos os processos operacionais e ações relevantes à gestão, para posterior construção de indicadores analíticos. Esses dados são, ordenados, compilados e posteriormente, dispostos em um painel de bordo dinâmico para acompanhamento dia a dia pelo gestor.
Resultados O referido painel apesar de ainda sofrer algumas atualizações, já serve como principal instrumento gerencial à gestora municipal de saúde no que diz respeito às atividades cotidianas e extraordinárias das 7 diretorias existentes na secretaria bem como o despacho com os diretores. Serve também como referencial de acompanhamento das atividades do calendário anual de eventos da saúde bem como inaugurações, programadas de novos serviços e unidades de saúde do município.
Análise Crítica O município do Ipojuca faz parte da região metropolitana do Recife-PE, e apesar apesar de ter um alto volume de arrecadação de impostos por conta do Complexo Portuário de Suape, possui uma população bastante carente. A utilização de soluções de gestão eficientes, mas que sejam baratas representam um compromisso com a melhoria da condição de vida da população ao preservar recursos financeiros que podem ser aplicados diretamente nas ações de saúde do município.
Conclusões e/ou Recomendações Todo município de pequeno e médio porte pode e deve buscar nas experiências já existentes, alternativas de otimização da sua gestão. Não é incomum ver gestores inexperientes necessitando de alternativas que os apoiem nas suas ações cotidianas de monitoramento e acompanhamento de processos internos gerenciais e operacionais. Assim compartilhar essa experiência configura-se como um compromisso no que concerne à consolidação e fortalecimento do SUS.
|