27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20c - Avaliação e monitoramento como Instrumento de Gestão |
28568 - O USO DE INDICADORES COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA SES/DF LUCI FABIANE - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, SORAYA SANTOS - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, MARIA MORO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, MÁRCIA JOVANOVIC - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, CLAUDIA MACHADO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, CASSIO EMMANUEL - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL, PAULO EDUARDO GUEDES SELLERA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Apresentação/Introdução A Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SESDF), vem trabalhando seu planejamento estratégico, com o objetivo de melhorar a gestão e a qualidade das ações, programas e serviços de saúde, para isso instituiu como prioridade o monitoramento e a avaliação (M&A) das metas dos diversos instrumentos de gestão pactuados por intermédio dos seus indicadores de saúde.
Objetivos Fomentar a institucionalização do processo de M&A dos indicadores dos instrumentos de gestão 2016 – 2019 pactuados pela SESDF por intermédio de um sistema de informação desenvolvido para disseminar a informação estratégica para a tomada de decisão.
Metodologia Para dar seguimento às ações e integrá-las a sistemática proposta de M&A, selecionou-se os principais indicadores dos diversos instrumentos de gestão para monitorar seus resultados. Esse processo contou com ampla participação dos gestores e técnicos de todas as áreas da SESDF. Ao promover a integração e obter a adesão das áreas foi possível estabelecer uma rotina de análise sistêmica, permitindo o acompanhamento dos indicadores e das ações prioritárias em ciclos alternados e periodicidade necessária, conforme segue: quinzenalmente (Prioridades do Secretário), mensalmente (Prioridades da área técnica) e quadrimestralmente (Prioridades para os Relatórios de Gestão).
Resultados A SESDF, no sentido de apoiar as gestões regionais, pactuou indicadores com aferições sistemáticas e coordenadas para auxiliar no acompanhamento e desempenho do sistema SESDF, subsidiando análises estratégicas e operacionais, a prestação de contas, a concretização dos objetivos e metas pactuados na gestão 2016 – 2019, além da definição da programação estratégica da saúde no DF. Esta iniciativa está em fase de validação dos indicadores junto às áreas responsáveis. Paralelamente, está sendo desenvolvido um sistema informatizado para consolidar os instrumentos de gestão de forma integrada, complementar e participativa e disponibilizar informações estratégicas para a gestão em tempo hábil.
Conclusões/Considerações O planejamento e o M&A destacam-se como importantes tecnologias organizacionais que permitem a realização de diagnósticos locais e readequação dos processos de trabalho à realidade, considerando os diversos cenários de saúde. O uso dos indicadores como ferramenta de gestão, facilitou aos gestores da SESDF a capacidade de descrever, classificar, comparar ou quantificar, sistematicamente, os determinantes e condicionantes de saúde da população.
|