27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20c - Avaliação e monitoramento como Instrumento de Gestão |
26612 - AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO JUNTO AS EQUIPES DE NASF EM PROL DE MELHORIA DOS REGISTROS EM SAÚDE MARIA IRACEMA CAPISTRANO BEZERRA - ESP/CE, CARMEM CINTRA DE OLIVEIRA TAVARES - UFC, INÊS DOLORES TELES FIGUEREDO - SMS MARACANAÚ, LENI LÚCIA NOBRE MOURA - ESP/CE
Período de Realização Este relato baseou-se em vivências adquiridas durante o período de abril de 2016 a janeiro de 2017.
Objeto da Experiência Reuniões realizadas com a Gestão Municipal e com os profissionais dos Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASF) do Município de Maracanaú, Ceará.
Objetivos Descrever o grau de importância dada, pelos profissionais do NASF, às reuniões de sensibilização e avaliar se houveram mudanças expressas por tais profissionais após início das sensibilizações.
Metodologia Relato de experiência desenvolvido mediante observações sistemáticas e registros em diário de campo durante reuniões de sensibilização as seis equipes de NASF do município de Maracanaú. Foram realizados três encontros com cada equipe, o primeiro teve objetivo de expor a problemática, o segundo destinou-se a retirada de dúvidas e exposição dos dados e o terceiro comparou-se os dados observando se houve evolução dos mesmos. A pesquisa teve aprovação do Comitê de Ética sob Nº 1.912.893.
Resultados Notou-se que os profissionais reconheceram a subnotificação das ações em saúde. Dúvidas, propostas de melhoria, indagações levantadas, faces sérias e períodos silenciosos nos remeteram a sensação de atenção, reflexão dos pontos falhos e envolvimento dos profissionais no processo, que enfatizaram a importância da realização de reuniões periódicas. Evidenciou-se tanto pelo demonstrativo dos dados de registro como nos próprios relatos dos profissionais que houve melhora nos registros.
Análise Crítica Apesar da evolução apresentada nos registros mediante o processo de sensibilização realizado durante as reuniões, torna-se evidente que esta ação deva ser adotada e perpetuada, tornando-se contínua, identificando sempre os empasses e agindo mediante propostas sugeridas em grupo. Observou-se, também, a necessidade de a gestão dispor de profissionais designados a executarem as funções de monitoramento e de sensibilização, repercutindo em um planejamento mais efetivo das ações em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Notou-se melhora nos registros, mostrando que a estratégia de monitorar e discutir os dados com os profissionais se faz necessária e surte efeito. Destaca-se como limitação deste trabalho a não intensificação das ações de sensibilização, junto aos digitadores de produção. Evidenciou-se a necessidade de averiguar se as Secretarias de Saúde possuem estrutura operacional e estrutural para realizar as ações de sensibilização sistemáticas.
|