Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20c - Avaliação e monitoramento como Instrumento de Gestão

26168 - DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO DE INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
EMÍLIA BAIERLE - UFSC, SILVANA NAIR LEITE - UFSC, MARINA MATTOZO ROVER - UFSC


Apresentação/Introdução
No Brasil, a Política Nacional da Assistência Farmacêutica e sua inserção na atenção primária datam de 2004. Considerando a capacidade de gestão um requisito fundamental para o sucesso de uma política, este estudo demonstra a adaptação e o processo de operacionalização de indicadores para a avaliação da capacidade gestão da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde.


Objetivos
Desenvolver um protocolo de indicadores que possibilite avaliar a capacidade gestão da Assistência Farmacêutica na atenção primária à saúde pública no Brasil à nível municipal num contingente nacional.


Metodologia
Estudo sistemático por meio da convergência de um modelo de avaliação da capacidade de gestão da assistência farmacêutica em nível municipal e dos instrumentos de coleta de dados, bem como os dados oriundos de uma pesquisa nacional (PNAUM) para elaboração de um protocolo de indicadores visando sua aplicação num contingente nacional. As etapas do estudo consistiram em: seleção de dados da PNAUM e sua adaptação para indicadores de avaliação em âmbito nacional; corroboração da matriz de indicadores adaptada em workshop; construção e validação do banco de dados para avaliação da capacidade gestão da Assistência Farmacêutica na atenção primária à saúde pública no Brasil em nível municipal.


Resultados
As alterações promovidas na adequação dos indicadores resultaram na reformulação e adaptação de 17 indicadores. Em seis destes indicadores, as alterações referem-se apenas a fonte de coleta de dados. Devido à ausência de informações necessárias para aplicar as medidas preconizadas, 16 indicadores foram excluídos do protocolo original. Ao final, o protocolo proposto é composto por 30 indicadores apresentados em três dimensões: Organizacional, Operacional e Sustentabilidade.


Conclusões/Considerações
Existem estudos de avaliação da Assistência Farmacêutica na atenção primária que utilizam diferentes referenciais teóricos, embora a ausência de estudos utilizando o mesmo referencial adotado aqui dificulta a comparação com estudos de avaliação internacionais. O protocolo apresentado visa facilitar esse diálogo ao utilizar o referencial de avaliação da governança, o qual é utilizado em estudos de avaliação na área da saúde em diversos países.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360