Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20c - Avaliação e monitoramento como Instrumento de Gestão

25273 - A ANÁLISE DE DESEMPENHO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE VIABILIZANDO A GESTÃO DO ACESSO, CUIDADO E RESOLUTIVIDADE NA REDE DE ATENÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE SANTA MARCELINA.
FERNANDA LUCIA DE CAMPOS - APS SANTA MARCELINA, NAIRA REGINA DOS REIS - APS SANTA MARCELINA, RENATA DOS HUMILDES OLIVEIRA - APS SANTA MARCELINA, KAREN PISSINATTI - APS SANTA MARCELINA, VILMA RODRIGUES VENANCIO MOREIRA - APS SANTA MARCELINA, IR. MONIQUE MARIE M BOURGET - APS SANTA MARCELINA


Período de Realização
A presente avaliação se refere aos dados encontrados no quarto trimestre de 2017


Objeto da Experiência
Avaliação dos instrumentos de análise de desempenho dos serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) Santa Marcelina.


Objetivos
Qualificar a assistência à saúde nas diferentes modalidades de atenção; Estabelecer metodologia de monitoramento e análise da interlocução de modalidade; Fortalecer os principais eixos das oficinas de reestruturação das redes (território, gestão do acesso, resolutividade, coordenação do cuidado e participação social)


Metodologia
Mapeamento dos processos impactantes para as diferentes modalidades de atenção à saúde na APS Santa Marcelina. Definição de critérios e parâmetros de avaliação para cada um dos processos elencados. Definição do instrumento de análise de desempenho de cada modalidade de atenção à saúde. Identificação das unidades com maiores fragilidades e definição de periodicidade de acompanhamento de acordo com o escore obtido no consolidado trimestral.


Resultados
62,5% das Unidades Básicas de Saúde obtiveram avaliação de baixa prioridade e baixa fragilidade no processo, pois atenderam de 50% a 89% dos critérios avaliados na gestão do acesso, cuidado e resolutividade. 89% das unidades de especialidades obtiveram avaliação de baixa prioridade e baixa fragilidade no processo, pois atenderam de 50% a 89% dos critérios avaliados na gestão do acesso.


Análise Crítica
Melhoria da visão sistêmica dos serviços de saúde por território e por modalidade de atenção à saúde. Maior possibilidade de foco na visita do apoiador e de acompanhamento dos planos de ação nas fragilidades encontradas.


Conclusões e/ou Recomendações
A definição e aplicação do instrumento de análise de desempenho favoreceu a padronização de processos impactantes na assistência nas diferentes modalidades de atenção à saúde, proporcionando foco na realização das visitas do apoiador institucional, além de favorecer a qualidade da assistência à saúde nos diversos pontos da rede de atenção.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360