27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20b - Avaliação do apoio Institucional no SUS |
28935 - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: AVALIANDO A INTEGRALIDADE, RESOLUTIVIDADE E COORDENAÇÃO DO CUIDADO PAULETTE CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - FIOCRUZ PERNAMBUCO, FABIANA DE OLIVEIRA SILVA SOUSA - UFPE, DINALVA LACERDA CABRAL - FIOCRUZ PERNAMBUCO, ALINE CAVALCANTE DE LIRA - SMS RECIFE, LUCIANA CAMELO DE ALBUQUERQUE - SMS RECIFE, NAÉRCIA RANÚZIA DO NASCIMENTO TORRES VITORINO DOS SANTOS - SMS RECIFE, LUISA MACEDO CAVALCANTE - FIOCRUZ PERNAMBUCO
Apresentação/Introdução No Brasil, um dos grandes desafios da Atenção Primária à Saúde (APS) é ampliar sua resolutividade e integralidade da atenção. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) são criados nesta perspectiva: ampliar a abrangência e a resolutividade das ações da APS, através da ampliação da sua clínica e apoio na articulação da rede de cuidado.
Objetivos Objetivou-se avaliar a atuação do Nasf, segundo seus objetivos de integralidade, ampliação da resolutividade e fortalecimento da coordenação do cuidado na APS.
Constrói-se um instrumento de monitoramento e avaliação das equipes de apoio.
Metodologia A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira avaliou o papel do Nasf em potencializar a integralidade, a resolutividade e a coordenação do cuidado e a segunda construiu e validou um instrumento de monitoramento do Nasf, contribuindo para quantificar a resolutividade das ações em saúde na APS. Foram estudos com abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, utilizando coleta de dados primários das ações desenvolvidas pelas equipes, grupos focais e entrevistas. A construção e validação do instrumento proposto deu-se pelo consenso de experts. Os projetos foram desenvolvidos em Camaragibe e Recife, Pernambuco (PE), mediante a anuência dos municípios e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados Evidenciou-se que o Nasf atua na perspectiva do apoio matricial, mas com predomínio de atividades na dimensão técnico-assistencial. Sua atuação ampliou o escopo de ações da APS e a resolutividade para até 70% dos casos, qualificando os encaminhamentos para atenção especializada e a coordenação assistencial. A construção e validação do FAM-RCaNasf, Formulário de Avaliação e Monitoramento da Resolutividade Clínico-assistencial do Nasf merece destaque. A análise dos dados quantitativos, da aplicação do formulário, evidenciou o impacto positivo e significante das ações dos Nasf sobre a qualidade de vida relacionada à saúde, tanto na percepção clínica quanto na dos usuários.
Conclusões/Considerações Conclui-se que são diversas as formas de organização do Nasf, caracterizadas como Assistencial, Semi-matricial e Matricial.
É necessário novos estudos de avaliação, ao mesmo tempo que recomenda-se que o FAM-RCaNasf seja testado para fortalecer as evidências, reduzir as lacunas existentes sobre o tema e garantir a sua validade nos diferentes contextos de saúde nacional.
|