Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20b - Avaliação do apoio Institucional no SUS

26475 - DESAFIOS DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR EM UM CONTEXTO DE REORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DA DEMANDA NA BAHIA
MIGUEL ANDINO DEPALLENS - UNEB


Período de Realização
Início no mês de outubro de 2018 e continua até o dia de hoje no mês de janeiro de 2018.


Objeto da Experiência
Gestão e reorganização da demanda de assistência domiciliar no Estado da Bahia.


Objetivos
Identificação dos fatores que dificultam o fluxo das demandas de assistência no Estado da Bahia até o início do cuidado pelo serviço de assistência domiciliar (SAD). Intervenção estratégica sobre os fatores identificados para aumentar a demanda.


Metodologia
A equipe multiprofissional de gestão do SAD colheu dados estatísticos dos serviços, realizou reuniões presenciais, webconferência e elaborou questionários para obter dados sobre as equipes das treze bases de atenção domiciliar (AD), os profissionais da assistência e gestão das instituições que solicitam os serviços de AD. Estas estratégias foram utilizadas para colher dados qualitativos e quantitativos relativos às demandas de AD e ao o fluxo dos usuários até o atendimento pelas equipes SAD.


Resultados
Em 2017, após o ingresso da Central Estadual de Regulação (CER) na gestão do fluxo das demandas de AD, houve uma redução de 33% dos pacientes no SAD do Estado da Bahia, passando de 581 a 312 pacientes entre março e junho de 2017. Através dos métodos citados acima, destacamos múltiplas disfunções, tanto ao nível dos profissionais hospitalares que desconhecem o papel do SAD e o perfil de elegibilidade dos pacientes do SAD, bem como a dificuldade da CER para agilizar as solicitações de AD.


Análise Crítica
Em um contexto de desarticulação da rede de atenção à saúde (RAS), o fluxo dos usuários entre os diferentes níveis de atenção encontra-se dificultado. Além disso, a CER, responsável pelo processo de gestão do fluxo dos pacientes na RAS, recusa numerosas demandas de AD, impedindo atingir a capacidade plena das equipes do SAD. A gestão e os profissionais hospitalares, do mesmo modo, não beneficiam de incentivos para promover a desospitalização precoce.


Conclusões e/ou Recomendações
Em 2017, a CER começou a gerenciar as demandas de AD na Bahia induzindo uma redução considerável do número de pacientes assistidos pelo SAD. A equipe de gestão veio a refletir sobre o fluxo de solicitação e gestão da AD, e foi elaborado um plano para intervir neste processo. No entanto, esta estratégia unilateral pode se revelar insuficiente devido à presença de disfunções em diferentes atores que implicaria uma ação intersetorial bem articulada.

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26

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Não haverá inscrição no local.

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