Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20b - Avaliação do apoio Institucional no SUS

25801 - FLUXOGRAMA DE ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO CEARÁ: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO
JAMILLY COELHO TEIXEIRA BRAGA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, LAYANA LISS RODRIGUES FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MILENNA DE MESQUITA BRAGA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, SIBELE PONTES ROCHA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, JOÃO VITOR TEIXEIRA DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, FLORÊNCIA GAMILEIRA NASCIMENTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, AMANDA MARIA BRAGA VASCONCELOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, FRANCISCO KELTON PEREIRA NEVES - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, DARLIANE KELLY BARROSO DE SOUSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ


Período de Realização
Desenvolvido entre setembro e outubro de 2017, numa Unidade Básica de Saúde da Família (UBS).


Objeto da Experiência
Usuários atendidos por demanda espontânea em uma UBS do município do interior do Ceará.


Objetivos
Implementar um novo fluxograma de acolhimento com classificação de risco dos usuários em uma Unidade Básica de Saúde da Família.


Metodologia
Estudo do tipo relato de experiência, desenvolvido por Internas de Enfermagem.A intervenção surgiu a partir da necessidade da equipe e por sugestão da gerente da unidade, para implementar o fluxo de acolhimento dos usuários.Com a identificação, planejou-se estruturar o novo fluxograma de acolhimento com classificação de risco dos usuários de demanda espontânea, por meio de oficinas com a equipe da unidade. Nessa perspectiva realizou-se cinco oficinas para criação e implementação do fluxograma


Resultados
Com a observação da necessidade da unidade em reorganizar o acolhimento. Propôs-se elaborar um fluxograma com classificação de risco atendendo as necessidades dos usuários e realidade da UBS. O acolhimento é iniciado no momento em que o usuário chega à UBS e faz o primeiro contato com os profissionais de saúde, onde escutam e avaliam mediante a sua queixa. Classifica-se as prioridades para o cuidado tendo como base o quadro clínico, potencial de risco e/ou grau de sofrimento.


Análise Crítica
Há uma grande necessidade de utilizar o acolhimento com classificação de risco devido ao grande número de pessoas que procuram atendimento. Pois, essa demanda precisa ser organizada dentro do serviço de atenção primária de acordo com as necessidades de saúde do usuário. Porém o que podemos observar, é que alguns profissionais da UBS, apesar de conhecerem o acolhimento, ainda possuem dúvidas relacionadas a esse modelo de organização.


Conclusões e/ou Recomendações
O acolhimento pode ser compreendido como uma estratégia que visa organizar o trabalho em saúde e a estruturação da UBS. A realização da educação permanente, por meio das oficinas, possibilitou a elaboração de um fluxograma de acolhimento com classificação de risco implicando em um acolhimento por meio de uma escuta qualificada e humanizada, capaz de dar uma resposta ao usuário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360