Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC20a - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde

24610 - FINANCIAMENTO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM GESTORES MUNICIPAIS
DANIELA SAVI GEREMIA - UFFS, IANKA CRISTINA CELUPPI - UFFS, JÉSSICA FERREIRA - UFFS, MAYARA CRISTINA DE OLIVEIRA - UFFS, BRUNA LETÍCIA MARQUES - UFFS


Período de Realização
O projeto de extensão foi realizado no período de julho de 2015 a novembro de 2016.


Objeto da Experiência
Trata-se da realização de oficinas sobre financiamento do SUS com secretários municipais de saúde e demais gestores.


Objetivos
Relatar a experiência na organização de oficinas sobre a temática do financiamento em saúde, vinculadas ao projeto “Formação em gestão pública no Sistema Único de Saúde (SUS): ênfase no financiamento e planejamento dos serviços de saúde”.


Metodologia
Foram realizados 3 encontros, com carga horária de 08 horas cada, com metodologias ativas de ensino aprendizagem, como: rodas de conversa, dinâmicas, construção de mapa conceitual e estratégias problematizadoras com intencionalidade pedagógica de reconhecimento do território regional e dos avanços e desafios do financiamento das ações e serviços de saúde. As oficinas totalizaram 48 participantes, dentre estes: secretários de saúde e coordenadores de serviços.


Resultados
Os resultados apontam para as dificuldades frente ao subfinanciamento crônico do SUS e o pouco uso dos instrumentos de gestão pública. Ainda, os participantes apontam o desejo pela alocação livre e não vinculação aos blocos. Na visão destes, as prioridades devem ser definidas conforme demanda dos municípios. De modo geral, os gestores apontaram que o investimento em atenção básica é primordial, mas que o grande gargalo dos municípios continua sendo a média complexidade.


Análise Crítica
A aproximação da equipe de estudantes com os gestores do SUS possibilitou a troca de conhecimentos sobre a gestão da saúde pública e compreensão de algumas dificuldades encontradas no dia-a-dia dos serviços. Uma delas é a desvinculação do repasse federal dos blocos de financiamento, que havia sendo apontada como uma necessidade pelos secretários de saúde já em 2015, e entrou em vigor no ano atual. Além disso, apenas retrocedeu-se quanto ao financiamento do SUS.


Conclusões e/ou Recomendações
As oficinas de formação em saúde resgataram o debate sobre o financiamento da saúde e estimularam a troca de experiências entre os gestores dos municípios da região oeste de Santa Catarina, principalmente no âmbito da alocação de recursos na região, criando espaços de articulação e pactuação intergestores.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360