27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC20a - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde |
23171 - FÓRUM DE COORDENADORES ESTADUAIS DE ATENÇÃO BÁSICA (AB): A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E DE PLANEJAMENTO COMPARTILHADO NA GESTÃO ALINE VON DER GOLTZ VIANNA - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE RS, CAROL CARDOSO RODRIGUES - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE RS, PATRÍCIA LIGOCKI SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE RS, RAÍSSA BARBIERI BALLEJO CANTO - SECRETARIA ESTADUAL DA SAÚDE RS
Período de Realização A Coordenação Estadual de Atenção Básica (CEAB) do RS realizou três Fóruns da Atenção Básica em 2017.
Objeto da Experiência O Fórum da Atenção Básica é uma estratégia de fortalecimento da AB entre os gestores estaduais da AB/SES/RS: nível central e regionais de saúde.
Objetivos Alinhar o trabalho nas diferentes regiões de saúde às diretrizes estaduais e nacionais, respeitando as especificidades de cada território. Visa promover a troca de informações com as Coordenações Regionais de AB sobre as temáticas estratégicas para o fortalecimento da AB no Estado.
Metodologia Os Fóruns duraram dois dias cada, realizados em Porto Alegre com ampla participação dos Coordenadores das 19 Coordenadorias Regionais. A programação foi proposta pela equipe da CEAB, tendo sempre garantido um momento de pauta aberta em cada encontro. Alguns dos temas discutidos foram: PMAQ, Planificação da Atenção à Saúde e nova PNAB. Importante ressaltar que também houve pautas conjuntas com outras Coordenações, como IST/AIDS e Saúde Bucal e com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde.
Resultados Os encontros possibilitaram a discussão de temáticas que a equipe da CEAB identificou serem demandas das Coordenações Regionais ao longo do ano, bem como pautar questões vigentes a nível federal para discussão entre os profissionais do estado. Os momentos de discussão viabilizaram, ainda, a construção da programação dos encontros subsequentes, inclusive com a participação do Ministério da Saúde, possibilitando uma capacitação sobre o e-SUS.
Análise Crítica Uma das estratégias discutidas nos Fóruns foi o desenvolvimento do apoio por meio da realização de planejamentos regionalizados das pautas prioritárias para 2017, articulando diferentes políticas e centralizando o trabalho em Redes, como a RAPS e Crônicos, bem como utilizando o PMAQ e a Planificação como ferramentas de gestão. Percebe-se que há necessidade de estabelecer uma agenda permanente e sistemática dos Fóruns, ao menos a cada três meses, para que haja continuidade nas discussões e ações.
Conclusões e/ou Recomendações O Fórum da Atenção Básica é um espaço potente ao proporcionar o encontro dos gestores estaduais da AB com diferentes vivências no território para troca de informações e especialmente para compartilhamento de modos de desenvolvimento dos processos de trabalho, bem como para planejamento de ações e estratégias. Para 2018, espera-se ampliar a integração com outras políticas, visto que a AB é uma política transversal e deve ser a ordenadora da rede.
|