Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO20o - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde

24745 - PAPEL DOS GESTORES NO AMBITO DAS RELAÇÕES FEDERATIVAS EM UMA REGIÃO DE SAÚDE
SILVIA KARLA AZEVEDO VIEIRA ANDRADE - UEL, FERNANDA DE FREITAS MENDONÇA - UEL


Apresentação/Introdução
A relação federativa é essencialmente dialógica e carece ser estudada e compreendida, no intuito de gerar potencialidade e desenvolvimento aos territórios regionais. Considerando o federalismo brasileiro e o processo de redemocratização, aponta-se como prioritário o emprego de estratégias de fortalecimento da gestão municipal, sob risco de seu engessamento e esgotamento potencial.


Objetivos
Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar o papel dos gestores de saúde no âmbito das relações federativas dentro de uma região de saúde.


Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, de delineamento analítico, executado por meio da coleta de dados através de grupos focais e entrevistas junto aos gestores de saúde e representantes das esferas municipal, estadual e federal, bem como do consórcio de saúde do território. O local de estudo é a região de Saúde do Médio Paranapanema no Norte do Paraná e a metodologia de análise se deu por meio da análise do discurso.


Resultados
Os resultados mostraram a existência de fragilidade nas relações federativas, a exigência de um conhecimento denso acerca dos cenários e realidades locais. Ademais, há evidências de fragilização nas relações gestoras internas dos municípios, além de descontinuidades na execução do planejamento. Outro cenário desvelado foi a falta de participação e o não protagonismo dos municípios de menor base populacional na tomada de decisões de forma ativa no que se refere ao território regional, além da relação de submissão, falta de transparência no manejo dos recursos ou mesmo apatia na relação entre pares.


Conclusões/Considerações
Em meio a este cenário de fragilidades, resultante da descentralização das políticas públicas e da municipalização do sistema de saúde, a agenda da relação federativa torna-se absolutamente premente a necessidade de construção de um cenário de cooperação intermunicipal, no intuito de conferir identidade aos territórios regionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360