Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO20o - Avaliação, Planejamento e Gestão em Saúde

21273 - O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL NA GESTÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
HUGO LEONARDO - SMSST


Período de Realização
O trabalho foi realizado entre Abril à Novembro de 2017 no município de Serra Talhada - PE.


Objeto da Experiência
Criar uma sala situacional para uma melhor elaboração estratégica e obtenção de resultados eficazes.


Objetivos
Com a descentralização político-administrativa e a universalização do acesso aos serviços de saúde, os gestores municipais e gerentes de unidades de saúde assumiram um papel fundamental no planejamento e na execução dos serviços, surgindo a necessidade de uma maior eficiência na saúde pública.


Metodologia
A primeira etapa é a identificação, descrição e explicação dos problemas existentes. A segunda etapa, o momento normativo, propõe a definição de objetivos e resultados a alcançar, bem como as ações necessárias para seu alcance. A terceira etapa, o momento estratégico, enfatiza a importância de analisar recursos necessários e/ou disponíveis. A quarta etapa, o momento tático-operacional, prevê as implementações das propostas, incluindo cronograma, recursos e responsáveis da execução.



Resultados
Após criação das fichas de busca ativas, conseguimos dobrar os casos novos de hanseníase e aumentamos os casos novos de tuberculose com 100% do SINAN alimentado, economizamos 100% do recurso para o PSE, criamos uma sala situacional com informações individualizadas das 23 unidades de saúde podendo ter uma melhor visão da territorialidade de cada unidade, aumentamos de ações de saúde bucal na escolas, aumentamos os números de investigações de óbitos e conseguimos uma equidade nas ações em saúde.


Análise Crítica
A oportunidade de exercitar o planejamento estratégico situacional tem sido um desafio constante, pois sua implementação requer habilidades de comunicação e abertura de todos os atores envolvidos. Após a implementação da sala situacional pudemos analisar melhor as dimensões dos problemas e soluções ao nosso redor. Boa parte dos problemas identificados e resolvidos, tiveram como causa base a falta de diálogo e a falta de conhecimento das suas próprias atribuições.


Conclusões e/ou Recomendações
A Problematização melhora os processos de trabalho, é participativa, cooperativa, e exige um elevado de tempo com atividades em gestão. Isto porque, para se construir um novo conhecimento utilizado como modificador da realidade institucional, é fundamental que os profissionais tenham a certeza da sua efetiva utilização nos locais de trabalho. Qualquer reforma organizacional é sujeita a desconfianças, resistências e é quase sempre conflitiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360