28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO20n - Avaliação, Inovação e Gestão do Conhecimento |
24063 - MODELAGEM DE PROCESSO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: APLICAÇÃO NO SETOR PÚBLICO ÚRSULA BEATRIZ GALVÃO SIQUEIRA - UFPE, MARÍLIA GABRIELLE SANTOS NUNES - UFPE, RAPHAEL ALVES DE MELO DANTAS - UFPE
Período de Realização As atividades foram realizadas em agosto á outubro de 2017.
Objeto da Experiência A organização do fluxo operacional da central de regulação de Vitória de Santo Antão, na perspectiva de otimização do processo de trabalho.
Objetivos Descrever a experiência da modelagem do fluxo operacional da central de regulação do município de Vitória como ferramenta de gestão.
Metodologia A construção dessa pesquisa foi compreendida em três fases: (1) Pesquisa exploratória; (2) Proposição de uma metodologia de modelagem do fluxo operacional; e (3) Aplicação e validação da metodologia proposta. Foi realizada mediante vivência no setor e reuniões com a equipe da central de regulação. Na última etapa, foi apresentada a modelagem aos atores envolvidos para validação da mesma. Foi utilizada a linguagem BPMN (Business Process Model and Notation) e a ferramenta gráfica yEd.
Resultados O fluxo operacional compreende três setores bases, estruturando-se em uma entrada e duas saídas, sendo realizadas 11 atividades. As demandas espontâneas e a centralização das atividades exaltam-se como entraves, por criar um fluxo contínuo de usuários na recepção, causando inconstância no processo de trabalho. Este fator resulta no deslocamento dos usuários até a central, perdendo a logística de comunicação entre as unidades demandantes com a central e o papel dos Agentes de Saúde
Análise Crítica A aplicação da modelagem de processo na regulação proporcionou a visualização das recorrentes falhas no processo de marcação de consultas e exames e uma visão ponta a ponta do processo de trabalho, fomentando no entendimento das distintas relações entre as unidades solicitantes, usuários, equipe técnica da regulação e unidades executantes. A adoção da modelagem foi etapa substancial para a construção do protocolo interno do setor, tal qual, é o material para reestruturação do mesmo.
Conclusões e/ou Recomendações A necessidade por melhorias e ascensão na qualidade, conduz as organizações públicas a buscar meios que as tornem mais eficientes. A adesão da modelagem de processo como ferramenta de gestão, no sistema público de saúde do Brasil facilita a visualização (em um desenho) ponta a ponta dos seus processos operacionais, proporcionando identificação das lacunas, entraves e o conhecimento da produção em uma visão holística aos participantes.
|