Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO20n - Avaliação, Inovação e Gestão do Conhecimento

23042 - AVALIAÇÃO DO GRAU DE IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA HÓRUS INDÍGENA
VIVIANE APARECIDA BRUNO INÁCIO - FIOCRUZ, VERA LUCIA LUIZA - FIOCRUZ, EGLÉUBIA ANDRADE DE OLIVEIRA - UFRJ


Apresentação/Introdução
A avaliação de implementação estuda os processos relacionados à operacionalização do programa buscando compreender os facilitadores e nós críticos que influenciam os efeitos produzidos. Os sistemas de informação são ferramentas úteis para a gestão, nesse contexto o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica Hórus Indígena tem o objetivo de qualificar a gestão da saúde indígena.


Objetivos
Avaliar o grau de implementação do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica Hórus Indígena nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas em dois casos selecionados.


Metodologia
Estudo de caso múltiplos, realizado nos DSEI Xavante e o Xingu. Tratou-se de avaliação normativa, baseada na tríade estrutura-processo-resultado. Para a coleta de dados primários, foram realizadas observação direta e entrevistas individuais com informantes-chave para aplicação do roteiro semiestruturado. Os critérios de julgamento foram pactuados em reunião com especialistas. O grau de implementação foi classificado em “satisfatório ou adequado”, quando a pontuação variou de 75 a 100%, “parcialmente adequado”, quando de 50 a < 75 %, “incipiente”, quando de 25 a < 50 % e “desfavorável ou crítico” quando de 1 a < 25 %.


Resultados
O DSEI Xavante obteve 72% de implementação em Estrutura, 58% em Processo e 58% em Resultado. O DSEI Xingu obteve 56% no componente Estrutura, 46% em Processo e 17% em Resultado. A construção do Modelo Lógico proposta inicialmente foi mantida ao longo do estudo, sinalizando sua adequação ao objeto. Já a Matriz de Informações sofreu algumas alterações, o que consequentemente alterou-se também a Matriz de Julgamento.


Conclusões/Considerações
O cálculo do grau de implantação confirmou a percepção inicial de que o DSEI Xavante realizava melhor utilização do Sistema Hórus Indígena quando comparada ao DSEI Xingu, pois em todos os aspectos o DSEI Xavante obteve melhor pontuação. Houve coerência entre as pontuações de estrutura e processo com o aspecto resultado, mais uma vez sinalizando a adequação do MLog.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360