28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO20l - Avaliação das ações de TB/HIV |
26995 - PERCEPÇÃO DOS SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DA TUBERCULOSE E O INTERVALO DE TEMPO PARA CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA ANGÉLICA APARECIDA AMARANTE TERRA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI, GIRLENE ALVES DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, SUZANA VALE RODRIGUES - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS SÃO JOÃO DEL REI, ÉRIKA ANDRADE E SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, ISABEL CRISTINA GONÇALVES LEITE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, JÚLIA BORGES FIGUEIREDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, BÁRBARA APARECIDA SOUZA CORREIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, CAMILA RIBEIRO ARAÚJO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, DANIEL FLAUZINO DE FARIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, IZABELLA NUNES AMBROZINI DE SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Apresentação/Introdução A percepção que os doentes têm sobre sua saúde sofre influência de fatores determinantes individuais e a decisão em procurar os serviços de saúde para satisfazer suas necessidades pode interferir diretamente no desfecho de seu problema. No caso da tuberculose (TB) esse tempo é fator intrínseco para estabelecer a conduta eficaz no controle da doença (SASAKI et al, 2015).
Objetivos Avaliar as frequências de busca pelos serviços de saúde dos sintomáticos respiratórios de TB e analisar o intervalo de tempo para confirmação diagnóstica.
Metodologia Estudo avaliativo, de caráter descritivo seccional, com pacientes em tratamento de TB atendidos pelos serviços de saúde de um município prioritário mineiro. Foi utilizado um questionário baseado no PCATool, validado e adaptado para atenção à TB no Brasil. Por uma escala do tipo Likert, as respostas foram categorizadas, codificadas e tabuladas no programa estatístico SPSS, sendo suas variáveis analisadas segundo estatísticas descritivas por suas frequências. Os indicadores avaliados foram: tempo para conseguir uma consulta no serviço de saúde na percepção de sintomas característicos de TB, frequência de busca para diagnóstico precoce e intervalo de tempo para confirmação diagnóstica.
Resultados No que se refere ao intervalo de tempo para conseguir uma consulta no serviço de saúde, 56,5% relataram que em menos de 24 horas eram examinados por alguma equipe e cerca de 26% demoravam, pelo menos, cinco dias, mesmo sendo sintomáticos respiratórios. Para certificar a suspeita da doença, os sujeitos tiveram que comparecer aos serviços de saúde no mínimo 5 vezes, totalizando 43,5% das ocorrências, ao passo que apenas 17,4% foram considerados casos suspeitos na primeira tentativa de consulta. E, mesmo com esses dados, mais da metade dos entrevistados (56,5%) receberam o diagnóstico da doença com, pelo menos, cinco semanas de intervalo desde a percepção dos sintomas e a busca pelo serviço.
Conclusões/Considerações Mesmo que o prazo para consulta nos serviços de saúde na percepção de sintomas característicos da TB seja curto, o atraso no tempo da suspeita e do diagnóstico é um fator dificultador para a eficácia das medidas de controle da TB pelos serviços de saúde. É preciso considerar que o tempo gasto para confirmação do diagnóstico pelos testes preconizados sejam respeitados, evitando atrasos no início do tratamento e a transmissibilidade da doença.
|