Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO20k - Avaliação de Serviços de Saúde

22663 - DESIGUALDADE E DUPLA PORTA DE ENTRADA NO TERRITÓRIO: DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DE BAIXO RISCO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
STEFÂNIA SANTOS SOARES - ENSP FIOCRUZ, LUCIANA DIAS DE LIMA - ENSP FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A atenção às urgências é parte vital dos sistemas universais de saúde por permitirem responder adequadamente às situações de morbidade que requerem atendimento imediato.O estudo partiu da questão de investigação de que a presença das UPA no território de referência da AB influenciaria negativamente o fortalecimento deste nível de atenção como porta de entrada preferencial para o SUS.


Objetivos
Analisar as implicações da coexistência de UPA e UBS para a atenção às urgências de baixo risco nos bairros da Rocinha e do Complexo do Alemão, no município do Rio de Janeiro.


Metodologia
Estudo multicaso, com abordagem histórica comparativa para efeito da comparação sistemática e contextualizada entre dois casos selecionados no município do Rio de Janeiro: os bairros da Rocinha e Complexo do Alemão, com 25 equipes da ESF e 1 UPA implantadas em cada um.Utilizaram-se dois planos de comparação: entre bairros e entre os tipos de serviços.Articulou-se descrição detalhada de cada caso com explicação sobre os fenômenos analisados, além de identificar possíveis convergências e divergências. Estratégias para coleta de dados: entrevista com 9 gestores, análise de documentos oficiais;dados secundários e revisão bibliográfica. Recorte temporal: ano de 2009 a 2016.


Resultados
Identificaram-se semelhanças e diferenças entre os dois casos, sugere-se que a coexistência entre UPA e UBS pode ser benéfica, mas é preciso remodelar a configuração dos serviços. O caso da Rocinha indica que o papel e abrangência da UPA pode ser redesenhado, dimensionando o quadro de profissionais para o volume de atendimentos classificados como amarelo e vermelho, assim como na UPA Alemão, onde as estratégias de integração iniciaram-se em período recente,a partir da unificação da organização social que faz gestão das unidades de saúde neste bairro. Há necessidade de investir nas equipes de saúde da família, criando estratégias para fixação de profissionais e qualificação em AB..


Conclusões/Considerações
A comparação entre UPA e UBS trouxe destaque para importância que cada um dos serviços ocupa no SUS.A coexistência pode ser favorável, pois as UBS precisam de retaguarda no horário que não estão funcionando, para apoio diagnóstico, transporte e manejo de urgências graves.A ampla gama de ações ofertadas pelas UBS e o volume de atendimentos prestados caberia rever o quantitativo de pacientes sob responsabilidade de cada equipe de saúde da família.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360