Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO20k - Avaliação de Serviços de Saúde

22308 - IMPLEMENTAÇÃO DO CHECKLIST DE CIRURGIA SEGURA EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO QUALITATIVO DOS FATORES CONTEXTUAIS
RENATA PASCOAL FREIRE - ENSP/FIOCRUZ, MARGARETH CRISOSTOMO PORTELA - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A aplicação do checklist de cirurgia segura contribui para a redução de complicações cirúrgicas e mortalidade, proporcionando maior entrosamento e comunicação das equipes cirúrgicas. Entretanto, como outras intervenções voltadas à melhoria da qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente, o sucesso de sua implementação depende de fatores contextuais.


Objetivos
Este estudo objetivou analisar os aspectos contextuais antes e durante a implementação de um checklist de cirurgia segura em dois hospitais universitários, com vistas a subsidiar a construção de uma teoria explicativa sobre a implementação do checklist.


Metodologia
Estudo qualitativo envolvendo 50 entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e gestores em dos hospitais universitários brasileiros localizados nas regiões nordeste e sudeste, em duas fases: antes e durante a implementação do checklist de cirurgia segura. Os dados foram categorizados com base no Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR), utilizando o NVivo® versão 10 para indexação e sistematização. As categorias de análise encontradas foram: contexto externo e interno, processo de implementação e conhecimento sobre a intervenção - o checklist cirúrgico.


Resultados
A articulação incipiente entre os hospitais e as secretarias de saúde e o apoio financeiro insuficiente dos órgãos governamentais levou a deficiências na estrutura dos hospitais (insuficiência de profissionais, irregularidade no abastecimento de insumos, leitos críticos insuficientes, necessidade de obras para adequação). Ainda que a Política Nacional de Segurança do Paciente contemple a criação mandatória de núcleos de segurança do paciente e a implementação das metas internacionais de qualidade, a implementação do checklist ainda é um grande desafio. A importância das lideranças e do acúmulo de esforços para a melhoria da qualidade do cuidado foram decisivos no processo de implementação.


Conclusões/Considerações
Dificuldades relativas à cultura organizacional, à comunicação e trabalho em equipe se assemelham às identificadas em estudos internacionais, entretanto a instabilidade para manutenção das condições estruturais ainda é um grande desafio para os hospitais brasileiros, colocando em debate as possibilidades reais de melhorias em condições estruturalmente muito adversas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360