28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO20k - Avaliação de Serviços de Saúde |
22308 - IMPLEMENTAÇÃO DO CHECKLIST DE CIRURGIA SEGURA EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS: ESTUDO QUALITATIVO DOS FATORES CONTEXTUAIS RENATA PASCOAL FREIRE - ENSP/FIOCRUZ, MARGARETH CRISOSTOMO PORTELA - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução A aplicação do checklist de cirurgia segura contribui para a redução de complicações cirúrgicas e mortalidade, proporcionando maior entrosamento e comunicação das equipes cirúrgicas. Entretanto, como outras intervenções voltadas à melhoria da qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente, o sucesso de sua implementação depende de fatores contextuais.
Objetivos Este estudo objetivou analisar os aspectos contextuais antes e durante a implementação de um checklist de cirurgia segura em dois hospitais universitários, com vistas a subsidiar a construção de uma teoria explicativa sobre a implementação do checklist.
Metodologia Estudo qualitativo envolvendo 50 entrevistas semiestruturadas com profissionais de saúde e gestores em dos hospitais universitários brasileiros localizados nas regiões nordeste e sudeste, em duas fases: antes e durante a implementação do checklist de cirurgia segura. Os dados foram categorizados com base no Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR), utilizando o NVivo® versão 10 para indexação e sistematização. As categorias de análise encontradas foram: contexto externo e interno, processo de implementação e conhecimento sobre a intervenção - o checklist cirúrgico.
Resultados A articulação incipiente entre os hospitais e as secretarias de saúde e o apoio financeiro insuficiente dos órgãos governamentais levou a deficiências na estrutura dos hospitais (insuficiência de profissionais, irregularidade no abastecimento de insumos, leitos críticos insuficientes, necessidade de obras para adequação). Ainda que a Política Nacional de Segurança do Paciente contemple a criação mandatória de núcleos de segurança do paciente e a implementação das metas internacionais de qualidade, a implementação do checklist ainda é um grande desafio. A importância das lideranças e do acúmulo de esforços para a melhoria da qualidade do cuidado foram decisivos no processo de implementação.
Conclusões/Considerações Dificuldades relativas à cultura organizacional, à comunicação e trabalho em equipe se assemelham às identificadas em estudos internacionais, entretanto a instabilidade para manutenção das condições estruturais ainda é um grande desafio para os hospitais brasileiros, colocando em debate as possibilidades reais de melhorias em condições estruturalmente muito adversas.
|