Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20j - Avaliação da Atenção Hospitalar

28567 - A ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA REDUÇÃO DA TAXA DE EPISIOTOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
ULYSSES MARIA PEREIRA SILVA - SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO - HOSPITAL SÃO MARCOS, FRANCIÉLE MARABOTTI COSTA LEITE. - UFES


Período de Realização
Essa experiência foi vivenciada entre o período compreendido de agosto de 2016 a setembro de 2017..


Objeto da Experiência
Uma maternidade filantrópica, que atende gestantes do Sistema Único de Saúde, onde participaram profissionais de saúde da área de enfermagem e medicina.


Objetivos
Esse estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na elaboração e implantação de um protocolo para redução da taxa de episiotomia.


Metodologia
Foi realizada uma revisão de literatura na biblioteca do Ministério da Saúde e em periódicos de enfermagem dispostos em meio eletrônico, além do diário de campo produzido durante a vivência. Este relato é apresentado em três partes referentes aos respectivos momentos de vivência no serviço: A problemática da episiotomia; construção do protocolo e a implantação do protocolo de redução da episiotomia.



Resultados
Em 2015, 80% das mulheres assistidas na maternidade em estudo, eram submetidas a episiotomia, a OMS sugere uma taxa ideal em torno de 10%. Com isso, foi necessário a elaboração de um protocolo para apropriar-se das políticas para a melhoria na assistência prestada à gestante. O protocolo entrou em vigor em janeiro de 2017 e já enumera resultados, podendo citar: maior satisfação da usuária quanto ao cuidado prestado e redução do índice que episiotomia, chegando 19% no mês de novembro de 2017.


Análise Crítica
O crescimento tecnológico permite a criação de inúmeras opções diagnósticas e terapêuticas para o cuidado a saúde da mulher, porém, essa variedade de opções não necessariamente está ligada as melhores práticas assistências e as melhores opções de tratamento. A implicação de protocolos voltados a atenção a mulher permite a implantação de recomendações preconizadas nas diretrizes obstétricas, padronizando o fluxo e as principais condutas diagnósticas e terapêuticas para a técnica apresentada.



Conclusões e/ou Recomendações
Esta experiência contribuiu para que os profissionais percebessem a relevância do fenômeno da realização inadequada da episiotomia, e, o quanto isso pode impactar negativamente a vida da mulher. Novos olhares sobre as estratégias de cuidado e práticas baseadas em evidências e, em modelos de atendimento humanizado por parte dos profissionais de saúde envolvidos no parto, foram estimulados contribuindo na sensibilização desses profissionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360