27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20j - Avaliação da Atenção Hospitalar |
28567 - A ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA REDUÇÃO DA TAXA DE EPISIOTOMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ULYSSES MARIA PEREIRA SILVA - SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO - HOSPITAL SÃO MARCOS, FRANCIÉLE MARABOTTI COSTA LEITE. - UFES
Período de Realização Essa experiência foi vivenciada entre o período compreendido de agosto de 2016 a setembro de 2017..
Objeto da Experiência Uma maternidade filantrópica, que atende gestantes do Sistema Único de Saúde, onde participaram profissionais de saúde da área de enfermagem e medicina.
Objetivos Esse estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada na elaboração e implantação de um protocolo para redução da taxa de episiotomia.
Metodologia Foi realizada uma revisão de literatura na biblioteca do Ministério da Saúde e em periódicos de enfermagem dispostos em meio eletrônico, além do diário de campo produzido durante a vivência. Este relato é apresentado em três partes referentes aos respectivos momentos de vivência no serviço: A problemática da episiotomia; construção do protocolo e a implantação do protocolo de redução da episiotomia.
Resultados Em 2015, 80% das mulheres assistidas na maternidade em estudo, eram submetidas a episiotomia, a OMS sugere uma taxa ideal em torno de 10%. Com isso, foi necessário a elaboração de um protocolo para apropriar-se das políticas para a melhoria na assistência prestada à gestante. O protocolo entrou em vigor em janeiro de 2017 e já enumera resultados, podendo citar: maior satisfação da usuária quanto ao cuidado prestado e redução do índice que episiotomia, chegando 19% no mês de novembro de 2017.
Análise Crítica O crescimento tecnológico permite a criação de inúmeras opções diagnósticas e terapêuticas para o cuidado a saúde da mulher, porém, essa variedade de opções não necessariamente está ligada as melhores práticas assistências e as melhores opções de tratamento. A implicação de protocolos voltados a atenção a mulher permite a implantação de recomendações preconizadas nas diretrizes obstétricas, padronizando o fluxo e as principais condutas diagnósticas e terapêuticas para a técnica apresentada.
Conclusões e/ou Recomendações Esta experiência contribuiu para que os profissionais percebessem a relevância do fenômeno da realização inadequada da episiotomia, e, o quanto isso pode impactar negativamente a vida da mulher. Novos olhares sobre as estratégias de cuidado e práticas baseadas em evidências e, em modelos de atendimento humanizado por parte dos profissionais de saúde envolvidos no parto, foram estimulados contribuindo na sensibilização desses profissionais.
|