Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20j - Avaliação da Atenção Hospitalar

28491 - PERFIL DE ATENDIMENTO DO SAMU SALVADOR/BA
PALOMA DE CASTRO BRANDÃO - UFBA, EDISON FERREIRA DE PAIVA - IEP/HSL, ELIEUSA E SILVA SAMPAIO - UFBA, VIRGÍNIA RAMOS DOS SANTOS SOUZA REIS - UFBA, JOSIAS ALVES DE OLIVEIRA - UFBA


Apresentação/Introdução
Chegar precocemente à vítima e garantir atendimento e transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde é o objetivo maior do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). Na Cidade de Salvador, o SAMU-192 foi regulamentado em 2005, com a finalidade de atender às urgências e emergências. Assim, faz-se necessário analisar este serviço.


Objetivos
Analisar o perfil dos pacientes e dos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).


Metodologia
Foi realizado estudo exploratório, do tipo retrospectivo descritivo, com abordagem quantitativa no município de Salvador, no estado da Bahia. Os dados foram provenientes das fichas geradas a partir dos atendimentos feitos pelas unidades do SAMU, sendo analisadas 730 fichas. Este estudo atendeu as exigências éticas e científicas contidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB) da Universidade Federal da Bahia.


Resultados
51,5% dos atendimentos foi para o sexo masculino. A média de idade da população foi de 50,8 anos (±23,2 anos) e predominou a faixa etária entre 19 e 59 anos (40,3%). 64% dos chamados para pacientes clínicos e 25,9% para causas externas. Quanto à origem das solicitações, a maioria foi para pacientes na residência (58%). O tempo médio de acionamento das unidades do SAMU foi de 20 minutos, as equipes necessitaram, em média, 38 minutos para ter acesso ao paciente. A média de tempo de permanência de uma equipe dentro da unidade de saúde de destino foi de 43 minutos 25,9% dos encaminhamentos de pacientes foram para hospitais, seguido de 12,5% para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA).


Conclusões/Considerações
O SAMU realiza um grande número de atendimentos, principalmente clínicos e por causas externas, porém o tempo de resposta é muito longo e as ambulâncias ficam retidas por muito tempo nas Unidades de Referência. A constatação destes dados pode contribuir para que os gestores das diversas áreas possam avaliar a qualidade do serviço e intervir na melhoria do mesmo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360