27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20j - Avaliação da Atenção Hospitalar |
25742 - AUDITORIA INTERNA DE CONTAS HOSPITALARES DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO GUSTAVO DE OLIVEIRA RODRIGUES - EMESCAM, NAYARA DE OLIVEIRA RODRIGUES SAMPAIO - UVV, CAROLINE FEITOSA DIBAI DE CASTRO - ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
Período de Realização Realizado no período de Novembro de 2017 a Janeiro de 2018
Objeto da Experiência Registros dos prontuários auditados no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV).
Objetivos Analisar os prontuários auditados no Setor de Auditoria do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV).
Metodologia Estudo analítico observacional transversal, com amostra de 42 prontuários de pacientes internados nas enfermarias do HSCMV, que eram encaminhados quinzenalmente ao setor até a alta hospitalar. Foi realizada análise criteriosa dos registros das prescrições médicas, prescrições dos outros profissionais de saúde não médicos, o uso das medicações e suas indicações, procedimentos cirúrgicos e materiais utilizados, dentre outros insumos utilizados por estes pacientes durante período de internação.
Resultados Foram encontradas conflitos entre as solicitações médicas e a liberação de procedimentos/exames o que gerava glosas, ocasionando re-trabalho diante da necessidade do envio de nova justificativa médica que respaldasse tais liberações, situação entrave nos processos de auditoria do hospital. Foi observado que muitos procedimentos foram realizados antes da aprovação do SUS/Operadoras de saúde, recaindo o custo desses sobre o hospital e gerando perdas financeiras muitas vezes desnecessária.
Análise Crítica A grande questão frente a esse tema é o prejuízo do hospital em arcar com gastos das glosas, principalmente de OPME, ocasionadas por despreocupação, desconhecimento ou incorretos registros dos profissionais envolvidos. Outro ponto a se destacar, é a falta de feedeback do hospital com os profissionais “causadores das glosas”, onde estes nem sequer eram informados dos prejuízos gerados pela sua imprudência, não há no hospital nenhum tipo de notificação ou sanção punitiva diante dessas situações.
Conclusões e/ou Recomendações A auditoria possui papel na detecção de falhas dos custos da saúde e da qualidade prestada e há preocupação das instituições de saúde alinhar menores gastos com a melhor qualidade, logo é necessário buscar habilidades e responsabilidades das partes envolvidas diante da educação continuada e permanente dos atores prescritores, na busca de consciência coletiva das perdas financeiras ocasionadas por erros nesses processos.
|