Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20j - Avaliação da Atenção Hospitalar

24149 - SALA DE ESTABILIZAÇÃO: ESTUDO DE DEMANDA EM HOSPITAL DE RECIFE/PE
JÉSSICA MASCENA DE MEDEIROS - CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ/PE, HASSYLA MARIA DE CARVALHO BEZERRA - CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ/PE, ALICE MARIA BARBOSA DE OLIVEIRA - CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ/PE, KESIA VALENTIM DO NASCIMENTO DUARTE - CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ/PE, TIAGO FEITOSA DE OLIVEIRA - HOSPITAL DAS CLÍNICAS/UFPE, THATIANE CRISTHINA DE OLIVEIRA TORRES - HOSPITAL DAS CLÍNICAS/UFPE


Apresentação/Introdução
A Sala de Estabilização (SE) corresponde a local de assistência temporária a pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da Rede de Atenção, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. Seu monitoramento subsidia a elaboração de estratégias para adequação dos recursos humanos e tecnológicos, de forma a atender às necessidades de saúde da população.


Objetivos
Analisar a demanda da Sala de Estabilização (SE) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco e sua concordância com legislação vigente, entre os anos de 2015 e 2016.


Metodologia
Estudo transversal descritivo de caráter quantitativo realizado no referido hospital, situado na cidade do Recife, capital de Pernambuco, a partir da análise de consolidado de produção diária da SE (3.590 atendimentos) e amostra aleatória sistemática (p=0,05) das fichas de atendimento do setor no ano de 2015 (n=180). Verificada necessidade de detalhamento do quesito demanda, implantou-se esta alteração na ficha em março de 2016 e realizou-se recorte com mesmos critérios em abril de 2015 e 2016 (n= 44, em cada ano), além de aplicação de questionário sobre o funcionamento do setor. Foi construído um banco de dados em LibreOffice Calc 2010, analisado com base na estatística descritiva simples.


Resultados
Em 2015, a SE teve como pacientes críticos/graves, entre o total, 0,08%(3) com desfecho de óbito, 4,1%(147), de internação e 1,4%(50), de transferência, sendo os demais de menor complexidade. Entre 2015 e 2016, houve continuidade no perfil clínico, sendo os principais motivos de entrada a presença de dor e/ou processos inflamatórios, respectivamente 25,6%(11) e 28,9%(13), e sintomas característicos de arboviroses, com 16,3%(7) e 20,0%(9). A demanda foi prioritariamente de pacientes em atendimento ambulatorial, 37,7%(103), e funcionários, 23,4%(64), observando-se inadequações da SE às diretrizes do Ministério da Saúde quanto a mobiliário/materiais/equipamentos e parâmetros de funcionamento.


Conclusões/Considerações
Verificou-se que a demanda da SE em questão não se enquadra no perfil do Ministério da Saúde e o setor não se caracteriza como SE conforme legislação em vigor, sendo sugerida sua reformulação. Este estudo ressalta a importância de se instituir monitoramento e avaliação nos serviços de saúde, em especial a análise de demanda dos setores hospitalares, em conformidade com os parâmetros do SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360