27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20i - Avaliação do Apoio Institucional e a Atenção Primária em Saúde |
28205 - AS MÚLTIPLAS FORMAS DO FAZER APOIO INSTITUCIONAL EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO SUL THAIS BENNEMANN - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, LEONARDO RODRIGUES PIOVESAN - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, ROBERTA PIRES BAZZO - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, ALESSANDRA D‘ÁVILA DA ROCHA - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, ANA MARIA RIBEIRO - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, ANGÉLICA BOMM - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, KACIELY DE LIMA JACINO - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, STEPHANI CATHERINI PAZ BRONDANI - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL, TAYARA MARONESI - SECRETARIA DE SAÚDE DE SAPUCAIA DO SUL
Período de Realização O relato refere-se à experiência compreendida no período de 2010-2018.
Objeto da Experiência O relato constitui-se a partir da experiência de Apoio Institucional da Coordenação de Atenção Primária em Saúde em um município do Rio Grande do Sul.
Objetivos O objetivo principal consiste em visibilizar os distintos modos de fazer Apoio Institucional no município desde o início de implantação desta estratégia e a afirmação deste enquanto modelo de cogestão.
Metodologia Consiste em um relato de experiência tendo por base os discursos de atores que atualmente exercem a função de Apoio Institucional na rede municipal de serviços de Atenção Primária em Saúde, Saúde Mental e demais serviços especializados. Busca-se produzir uma análise de implicação dos mesmos com seus processos e itnerários, orientada por preceitos teóricos de Apoio Institucional, Cogestão, Método Paidéia e Saúde Coletiva.
Resultados O Apoio Institucional tem potencializado e promovido uma gestão compartilhada e participativa, fortalecendo a autonomia e o protagonismo na produção de saúde. Evidencia-se também o quanto o Apoio atua como um disparador de processos de Educação Permanente, seja nas equipes apoiadas ou ainda nos espaços de núcleos profissionais e de rede. A mediação entre os serviços de atenção e outros setores da Secretaria de Saúde possibilita maior diálogo entre seus atores e a produção de cuidado humanizado.
Análise Crítica Considerando uma linha histórica dos modelos de gestão do município, nota-se que o Apoio Institucional trabalha na perspectiva da mudança na forma tradicional de gestão, caracterizada por áreas fragmentadas nos núcleos profissionais e/ou de ações e programas de saúde. Assim, incide no desenvolvimento de processos decisórios compartilhados, com uma maior democratização na tomada de decisão e corresponsabilidade entre equipes da gestão, assistência e usuários.
Conclusões e/ou Recomendações O Apoio Institucional afirma-se como importante articulador para a construção do trabalho em rede, em conformidade com princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Porém, ainda caracteriza-se por certa fragilidade e instabilidade em consolidar-se como modelo de gestão, estando suscetível a possíveis mudanças governamentais. Assim, implementar e operacionalizar tal estratégia democrática é, no atual contexto, também um ato de resistência.
|