27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20i - Avaliação do Apoio Institucional e a Atenção Primária em Saúde |
23815 - VIVÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA VICTOR BARBOZA DA MATA - UFES, ALICE PFISTER SARCINELLI ALMILHATTI - UFES, GABRIEL PFISTER SARCINELLI BARBOSA - UFES
Período de Realização O projeto da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) iniciou em 08/2014 e encontra-se ativo.
Objeto da Experiência Proporcionar precocemente a vivência de graduandos em odontologia e medicina em ambiente de atenção básica no Sistema Único de Saúde.
Objetivos Permitir precocemente ambiente de aprendizagem aos discentes em odontologia e medicina que facilite a compreensão do Sistema Único de Saúde na prática e estimule a formação de profissionais comprometidos com as necessidades de saúde da população em consonância com políticas públicas em saúde.
Metodologia Em parceria com uma Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Município de Vitória-ES, a cada semestre os discentes do primeiro período de odontologia e medicina da UFES, junto à equipe de saúde e sob supervisão de um tutor, traçam necessidades e definem ações em saúde coletiva. As atividades incluem elaboração, execução e acompanhamento de ações como palestras em sala de espera e acompanhamento de atendimento clínico, visitas ao território e participação em reuniões de equipe.
Resultados Nos oito semestres do projeto, cerca de 600 graduandos de medicina e odontologia puderam participar das atividades propostas que incluíram reuniões sobre estratégias para promoção e prevenção de saúde, visitas à comunidade, orientações sobre saúde geral com elaboração de cartilhas sobre temas como câncer de boca, tabagismo, pré-natal odontológico e diabetes, além da vivência da rotina da equipe de saúde.
Análise Crítica A partir da vivência, tem-se buscado provocar no estudante o compromisso ético-político nos processos de transformação do setor saúde, refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais, além de favorecer a discussão de campo e núcleo de saberes e da integralidade da atenção em saúde. A execução do projeto ao longo dos semestres estabeleceu credibilidade com a comunidade e a equipe, num processo de educação em saúde contínuo.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto depende da cooperação e interação de vários setores, proporcionado ambiente para um grande enriquecimento para os participantes, diretos e indiretos, e contribuindo ativamente para a formação de profissionais sensíveis e conhecedores do SUS e suas políticas. Sua continuidade estabelece um ambiente permanente de educação em saúde e estabelece relação de vínculo discentes-equipe-comunidade que reforçam princípios do SUS.
|