Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20h - Avaliação de Políticas no SUS

28674 - AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA NA BAHIA
SILVONE SANTA BÁRBARA DA SILVA SANTOS - UEFS, ARTURO MAIRENA ROJAS - UEFS, MARDINI RAFAELA SILVA PEREIRA - UEFS


Apresentação/Introdução
A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, surge em resposta às lutas do movimento negro com o objetivo de tornar visível injustos processos sociais, econômicos e culturais que resultaram em desigualdades para esse grupo em todas as esferas da vida, como foi na atenção e o acesso a saúde. Nesse sentido, torna-se necessário avaliar esta política.


Objetivos
Avaliar a implantação da Política Nacional de Saúde da População Negra no estado da Bahia, nas dimensões da gestão e acesso e serviços de saúde.


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa avaliativa, qualitativa e exploratória, que avaliou a implantação da política nas dimensões de gestão e acesso e serviços de saúde através de entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se como estratégia metodológica, o estudo de caso único. O processamento dos dados e as análises foram feitas com ajuda do software Iramuteq o qual possibilitou submeter o conteúdo textual a uma Classificação Hierárquica Descendente. Além disso, os dados coletados também foram submetidos à análise de similitude proposta por Flament. Por tratar-se de pesquisa que envolve seres humanos, foram respeitados os princípios éticos conforme Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.


Resultados
Na dimensão Acesso a ações e serviços os entrevistados reconhecem que existem problemas relacionados à unidade de saúde, ao médico, à comunidade e ao acesso à pessoas, em geral, a tratamentos, remédios, porém não são apresentadas estratégias que possam minimizar essas dificuldades. A clase 2, que representa a dimensão da Gestão, e as representações que aparecem no dendograma refletem que a política avaliada é muito mais uma intenção do que uma realidade. A classe 3 aborda as especificidades das doenças que atingem a população negra como doença falciforme, hipertensão, diabetes, no entanto o planejamento das ações se faz pelo perfil epidemiológico da população geral dos municípios.


Conclusões/Considerações
Existe falta de conhecimento por parte dos gestores sobre as estratégias para implementar ações que permitam cumprir com o preconizado na política. Fazendo um balanço geral, a partir do dendograma e da arvore de similitude, a PNSIPN não se encontra implantada no caso estudado. Os discursos dos atores responsáveis pela operacionalização da política, não revela um contexto favorável para a sua implantação.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360