27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20h - Avaliação de Políticas no SUS |
24814 - IMPLANTAÇÃO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO EM UMA CLÍNICA ESCOLA NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO SERVIÇO ALLAN DIEGO RICARTE DE ARAÚJO - UNICATÓLICA, ANDRÉA ALEXANDRE VIDAL - UNICATÓLICA, MÉRCIA CAPISTRANO OLIVEIRA - UNICATÓLICA, MILENA DE HOLANDA OLIVEIRA BEZERRA - UNICATÓLICA
Período de Realização A vivência operacional foi realizada entre os meses de agosto e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência A implantação do serviço de Plantão Psicológico em uma Clínica Escola de Psicologia do Sertão Central cearense.
Objetivos Este relato de experiência objetiva discorrer sobre o processo de instauração do Plantão Psicológico na clínica escola de Psicologia da Unicatólica, no Sertão Central cearense, delineando a sua organização e os fenômenos decorrentes desta implementação.
Metodologia O Plantão foi instituído objetivando gerenciar as demandas do Serviço de Psicologia Aplicada, oferecendo atendimentos de urgência, emergência e triagem. É possível ampliar a perspectiva da clínica convencional como alternativa única de atendimento reestruturando o funcionamento. O plantão dispõe de estagiários nos turnos três turnos, garantindo acolhimento para os que buscam atendimento psicológico no momento da busca, garantindo ainda a desburocratização no serviço e na fila de espera.
Resultados Com a implantação do Plantão Psicológico, percebeu-se um ajuste na estrutura e dinâmica da clínica escola de Psicologia, com efetiva reestruturação no atendimento aos usuários, tanto no que concerne ao atendimento de triagem, otimizando o gerenciamento da fila de espera, quanto ao que tange à questão das urgências e emergências, permitindo a acolhida no exato momento de sua demanda; foi possível, ainda, estabelecer articulações entre a clínica escola e outros contextos externos à clínica.
Análise Crítica A experiência de atuação como plantonista em um serviço de atendimento psicológico se caracteriza como um desafio na clínica psicológica contemporânea, dadas as peculiaridades que se apresentam nesta prática. Implementar este serviço no sertão central cearense representou um avanço qualitativo em atendimento psicológico, ao passo em que demandou, da equipe envolvida, a assunção de uma postura ética, técnica e pautada no cuidado em preservar as características dessa modalidade clínica.
Conclusões e/ou Recomendações Instituir o serviço de Plantão na clínica escola fez emergir uma série de fenômenos que não eram percebidos na clínica convencional. A disseminação do serviço, profusão de demanda e o caráter experiencial da proposta inovadora permitiram, além da reestruturação da clínica escola, a construção da percepção das potencialidades e fragilidades do serviço, para aperfeiçoar sua atuação e otimizar sua oferta tanto para o público externo e interno.
|