Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20g - Avaliação da atenção à saúde

26824 - A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
TACILA MACHADO LEVI - UEFS, MARIA LÚCIA SILVA SERVO - UEFS, TARCÍSIO OLIVEIRA SILVA - UEFS


Apresentação/Introdução
A Estratégia de Saúde da Família enquanto principal articuladora da Atenção Básica, propõe o acompanhamento dos usuários nas atividades programadas e também no momento de agudização, uma vez que esse é o serviço de acesso mais facilitado. Neste sentido, torna-se relevante contribuir para o avanço no processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família na atenção às urgências e emergências.


Objetivos
O estudo teve como objetivo, descrever os limites no processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família na atenção às urgências e emergências.


Metodologia

Trata-se de um estudo de caso, qualitativo e exploratório, realizado na cidade de Salvador, Distrito Sanitário da Liberdade, em uma (01) Unidade de Saúde da Família que contempla quatro (04) Equipes de Saúde da Família.
A coleta de dados foi realizada em 2017, através das técnicas de entrevista semiestruturada e observação sistemática. Os participantes da pesquisa foram 24 trabalhadores das Equipes de Saúde da Família, incluindo médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.
Os dados foram analisados e interpretados através do método de análise de conteúdo de Bardin, que compreende a pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados.



Resultados
Os limites passam pelo entendimento fragilizado dos profissionais quanto ao processo de trabalho da Equipe de Saúde da Família frente às urgências e emergências; lacuna na Educação Permanente; deficiência em equipamentos, materiais, espaço físico; inexistência do Acolhimento; fluxo interno fragmentado; Desarticulação com a Rede; baixa cobertura do município; descontinuidade das Equipes pela ausência do médico e olhar incipiente da gestão.



Conclusões/Considerações
A visibilidade dos limites, constitui potência para a transformação do processo de trabalho da Equipes de Saúde da Família na atenção às urgências e emergências. Portanto, os limites podem ser possibilidades a serem alcançadas, ganhando destaque a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco, o fortalecimento da Educação Permanente e a elaboração de fluxos, que apresentam possibilidade de autonomia dentre da própria equipe.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360