Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20g - Avaliação da atenção à saúde

25328 - PERFIL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE DE UM MUNICIPIO MINEIRO
THAYS CRISTINY SIMÃO MELO - UNIFRAN, GLÓRIA LÚCIA ALVES FIGUEIREDO - UNIFRAN


Apresentação/Introdução
Na Atenção Primária a Saúde (APS), espera-se que o ACS seja o profissional que estabeleça vínculos com as famílias assistidas pela equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família e desenvolva por meio da prática educativa, melhoria das condições e qualidade de vida dessa população. Conhecer as competências disponíveis para essas atividades é essencial para demanda em Educação Permanente.




Objetivos
Descrever o perfil profissional dos ACS de um município mineiro.


Metodologia
Estudo transversal quantitativo de natureza descritiva, realizado com 33 equipes de Saúde da Família (SF) da zona urbana do município Patos de Minas, totalizando 89 ACS. Os dados foram coletados por meio de questionário próprio e autoaplicável. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e apresentados sob a forma de números inteiros e porcentagens. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa da UNIFRAN (CAAE 807806170.0000.5495).






Resultados
Dos ACS participantes do estudo 99% eram mulheres e 1% eram homens, com maior prevalência na faixa etária de 50 a 54 anos (20%), seguidos pela faixa etária entre 35 a 39 anos (19%). A maioria com ensino médio concluído (89%), sendo que desses 21% possuía curso técnico na área da saúde. Na amostra 11% possuíam o ensino superior. Relativo ao curso introdutório de preparação para atuação na SF, a maioria (56%) não realizou. Como esperado para as atribuições do ACS, a maioria (98%) relatou desenvolver práticas educativas. Ainda que os que possuíam formação na área da saúde se sentiram aptos para essa prática, uma parcela expressiva (31%) não se reconheceu capacitado para tal.


Conclusões/Considerações
Considerando que uma das premissas da ESF seja estabelecer uma nova dinâmica de atuação em saúde pela prática educativa e criação de vínculos, veja-se nesse sentido o desafio que consiste o preparo do profissional para o desempenho de suas atribuições. O que reforça a necessidade de um processo de educação permanente para que o ACS possa perceber e exercer suas funções de forma eficiente e resolutiva para melhoria da atenção à saúde das famílias.

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