Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20f - Avaliação de Ações das Doenças Crônicas Não Transmissíveis

25921 - AÇÕES GERENCIAIS PARA A INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DO CÂNCER.
RENATA OLIVEIRA MACIEL DOS SANTOS - INCA, ITAMAR BENTO CLARO - INCA, ARN MIGOWSKI - INCA


Apresentação/Introdução
O diagnóstico precoce é uma das estratégias de ação para o controle do câncer e tem por objetivo possibilitar a confirmação diagnóstica do câncer o mais breve possível. Para tal é necessário diminuir as barreiras de acesso e qualificar a oferta de serviços, bem como garantir a integralidade e a continuidade do cuidado na rede de atenção à saúde (RAS).


Objetivos
Identificar as ações gerenciais desenvolvidas nas secretarias estaduais e municipais das capitais do Brasil para o diagnóstico precoce do câncer.


Metodologia
Pesquisa transversal e exploratória com desenho metodológico misto quantitativo-qualitativo do tipo complementar. A coleta de dados ocorreu em Setembro de 2017, por meio de questionário eletrônico enviado para os coordenadores das secretarias estaduais e das capitais municipais de saúde (SES e SMS), tendo retornado 30 questionários respondidos. Dentre esses, 13 foram da SES e 17 das SMS. Para análise quantitativa utilizou-se frequência simples e para a qualitativa optou-se pela análise de conteúdo. As duas abordagens de análise foram feitas simultaneamente de maneira comparativa e complementar.


Resultados
Os tipos de câncer com ações implementadas nas secretarias: 100% para o câncer de mama e colo do útero; Próstata 46%; boca 40%, Pele 16,7%, colorretal 10%. Sobre a existência de indicadores relacionados à investigação diagnóstica, 30% disseram não haver definidos e 70% responderam afirmativamente, contudo observou-se nas respostas que algumas informações não correspondiam a indicadores de diagnóstico precoce. Quanto as ações prioritárias das secretarias as respostas foram agrupadas nas seguintes categorias: organização da linha de cuidados e RAS; Estratégias para captação precoce dos casos; fortalecimento da média complexidade e Capacitação e qualificação profissional.


Conclusões/Considerações
O estudo permitiu conhecer as ações e prioridades da gestão das SES e SMS em relação ao diagnóstico precoce, demonstrando que os cânceres de mama e de colo do útero possuem ações mais bem estabelecidas do que os demais. Outro ponto destacado foi o desconhecimento sobre os indicadores utilizados para monitorar/ avaliar essas ações, não havendo uniformidades entre os locais, o que denota a fragilidade dessa etapa do planejamento.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360