Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20e - Avaliação da promoção e vigilância em Saúde

21619 - COORDENAÇÃO GOVERNAMENTAL DA POLÍTICA DE CONTROLE DO TABACO NO BRASIL
LEONARDO HENRIQUES PORTES - UERJ, CRISTIANI VIEIRA MACHADO - ENSP/ FIOCRUZ, SILVANA RUBANO BARRETTO TURCI - ENSP/ FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O tabagismo é responsável por seis milhões de mortes anualmente. A Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco envolve diversas medidas intersetoriais, incluindo o incentivo a mecanismos de coordenação nacional para o controle do tabaco. No Brasil, a Política Nacional de Controle do Tabaco é coordenada pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CONICQ).


Objetivos
Analisar a atuação da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco (CONICQ) como instância de coordenação governamental da Política Nacional de Controle do Tabaco.


Metodologia
O estudo abrangeu o período de 2003 a 2015 e baseou-se no referencial de análise de políticas públicas, com ênfase no processo político, que abrange as relações de poder entre atores nas arenas da política, bem como na agenda da CONICQ. Também foram consideradas contribuições do institucionalismo histórico, valorizando a Comissão como instância de definição compartilhada de regras e da agenda, que pode favorecer a institucionalidade da política. Definiu-se como eixos: estrutura e processo político; agenda e capacidade de atuação. As estratégias metodológicas foram: análise documental, incluindo as atas das reuniões da Comissão; observação direta de eventos; entrevistas com atores-chave.


Resultados
Observou-se no período o funcionamento regular e a expansão gradual da Comissão, permeada por aspectos técnicos e políticos que influenciam a sua estruturação e formação da agenda. Identificaram-se conflitos entre os membros da CONICQ e entre estes e atores externos, sobretudo a partir dos embates entre as visões econômica e sanitária. A sua capacidade de atuação foi limitada por resistências internas (de alguns órgãos governamentais) e externas (de organizações ligadas à indústria do fumo e aos fumicultores).


Conclusões/Considerações
A CONICQ é uma instância estratégica para a política brasileira de controle do tabaco. A sua atuação como instância de coordenação intersetorial é complexa, diante dos diferentes interesses, posições e níveis de engajamento dos órgãos envolvidos. Recomenda-se que novos estudos aprofundem a análise da diversidade de interesses dos atores da CONICQ em sua relação com atores externos, bem como explorem a efetividade de sua ação em temas específicos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360