26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20d - Avaliação da Situação de Saúde |
24648 - DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO DISTRITO DE TABOAS, RIO DAS FLORES: DESVENDANDO VULNERABILIDADES. MARIA ALZIRA GONÇALVES DE LIMA DE MORAES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, CESAR AUGUSTO ORAZEM FAVORETO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, MARCOS PAULO VELOSO CORREIA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, EVELIN GOMES ESPERANDIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, HELENA FERNANDES FERRAZ - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, PRISCILA MOUTINHO NUNES DAFLON - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Junho e julho/17 realizou-se o diagnóstico situacional do distrito de Taboas, Rio das Flores (RJ).
Objeto da Experiência Identificar condições sanitárias e socioculturais para promover mobilização comunitária e qualificação da Estratégia de Saúde da Família (ESF Taboas).
Objetivos Realizar diagnóstico das condições de saúde a partir das percepções dos moradores, das informações obtidas pela ESF e de dados secundários do município. Planejamento participativo das intervenções individuais e coletivas a serem desenvolvidas pela equipe e comunidade na promoção da saúde.
Metodologia Aplicação da Estimativa Rápida Participativa adaptada às condições locais. As etapas foram: resgate da história oral do distrito, observações do território, identificação dos equipamentos sociais, coleta de dados secundários e identificação de informantes chaves (IC). Estas informações possibilitaram a construção de mapa vivo. A execução e análise das entrevistas com os IC levou à estratificação dos problemas de acordo com a magnitude e transcendência, e a formulação de plano de intervenção pela ESF Taboas.
Resultados Esta experiência identificou precariedade e inconsistência nas informações oriundas do sistema de informação local (ESUS) e do cadastro familiar da ESF. A percepção da comunidade de falta de lazer, esportes e atividades culturais foi relacionada com a grande preocupação com o envolvimento dos adolescentes com drogas lícitas e ilícitas. Observou-se, pelos diferentes modos de investigação, a maior vulnerabilidade social e programática da população da área rural, inclusive em relação ao acesso à saúde.
Análise Crítica O diagnóstico identificou que as informações da ESF sobre o distrito refletem despreparo dos agentes comunitários (ACS) em realizar e manter o cadastro domiciliar e a precariedade da coleta e análise das informações em saúde no município. Observou-se que a ESF Taboas não consegue abranger a população dispersa e vulnerável da área rural de seu território. Por outro lado, a ESF reconheceu que os adolescentes também são grupos vulneráveis e que não podem continuar invisíveis para o serviço de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações : O diagnóstico mobilizou a ESF a se olhar e entender seu território, problematizar e qualificar o acesso à grupos mais vulneráveis e planejar ações específicas. Além da equipe, houve o envolvimento de atores locais na busca por conhecer mais de perto os problemas dos adolescentes que vivem uma dicotomia entre o rural e o urbano e vulnerabilizados pela falta de espaços culturais, sociais e políticos para desenvolverem suas potencialidades.
|