26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20d - Avaliação da Situação de Saúde |
23144 - MATRIZ DE DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS CAROL CARDOSO RODRIGUES - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, ANDRÉ TEIXEIRA STEPHANOU - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDO SUL, ALINE VON DER GOLTZ VIANNA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, RAÍSSA BARBIERI BALLEJO CANTO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, PATRÍCIA LIGOCKI SILVA - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL, POALA VETTORATO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL
Período de Realização A elaboração da matriz de diagnóstico iniciou em agosto de 2017 e é alimentada continuamente.
Objeto da Experiência A análise da situação de saúde é uma importante ferramenta para a gestão, pois permite o planejamento de ações com base nas necessidades locais.
Objetivos Construir uma ferramenta para análise de situação de saúde, que possibilite a comparação entre municípios de uma Região de Saúde e também entre as Regiões de Saúde que compõem uma Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), incentivando o planejamento e intervenções baseados em indicadores locorregionais
Metodologia A matriz foi desenvolvida por residentes e servidoras da Coordenação Estadual da Atenção Básica do RS (CEAB) na plataforma Google Sheets, o que permite seu compartilhamento e edição online. Todos os dados utilizados estavam disponíveis publicamente. Foram utilizados os indicadores pactuados em CIB e CIT e indicadores selecionados dos Planos de Saúde Nacional e Estadual. Também foram inseridos dados sociodemográficos e de cobertura do sistema de saúde.
Resultados A matriz é composta por dados de indicadores, dispositivos de saúde, cobertura dos serviços, renda, saneamento básico e condições sociais. Reúne em um único instrumento vários banco de dados para uma análise rápida e ampla da situação de cada município assim como em comparação com a sua Região de Saúde, possibilitando priorizar as intervenções no território, identificando as principais necessidades, bem como eleger municípios prioritários para qualificar os indicadores na Região de Saúde.
Análise Crítica O processo de avaliação e ajustamento da ferramenta segue em funcionamento por parte dos técnicos da CEAB com a contribuição das CRSs. A inconsistência dos dados no sistema com aqueles observados no cotidiano e a amplitude da matriz, que pode dificultar o processo de familiarização, foram apontados como pontos negativos no primeiro contato. A visualização simultânea dos dados de diferentes municípios e o destaque para os casos abaixo da meta são aspectos especialmente relevantes da ferramenta.
Conclusões e/ou Recomendações A matriz possibilita a avaliação de quais aspectos municipais e regionais influenciam nas diferenças entre as situações de saúde observadas. É fundamental que a gestão em saúde incorpore ferramentas com esse objetivo no seu processo de trabalho, de modo a qualificar o planejamento das ações em saúde. Tal recorte corrobora para a efetividade do previsto no Decreto 7508 de 2011 potencializando o pensar enquanto Regiões de Saúde.
|