Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20c - Avaliação da Qualificação da Atenção Básica

28162 - MONITORAMENTO E AVALIAÇAO DO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (PQA-VS): ESTRATÉGIAS E DESAFIOS EM PERNAMBUCO
YLUSKA ALMEIDA COELHO DOS REIS - SES-PE, MONIK SILVA DUARTE - SES-PE, KHALED AZEVEDO NOUR ALMAHNOUD - SES-PE, GISELE CAZARIN - SES-PE, ISABELA MACIEL DE SOUSA SILVA - SES-PE, JULIANA MARTINS DA SILVA COSTA - SES-PE, LUCIANA CAROLINE ALBUQUERQUE BEZERRA - SES-PE


Período de Realização
Experiência realizada em de setembro de 2016 a dezembro de 2017, no estado de Pernambuco (PE).


Objeto da Experiência
Institucionalização do monitoramento e avaliação nas Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios do estado.


Objetivos
Aprimorar os processos de gestão, corresponsabilização, transparência e qualidade das ações desenvolvidas na vigilância em saúde, por meio do monitoramento e avaliação dos indicadores do PQA-VS, entendido enquanto um processo formativo e participativo na busca de melhores resultados.


Metodologia
Foram elaborados paineis regionais para o monitoramento mensal dos resultados e produzidos vídeo tutoriais sobre os indicadores do Programa. A discussão dos resultados foi realizada nas Geres, com as equipes municipais e regionais. Instituiu-se o repasse de incentivo financeiro para as Geres, com critérios semelhantes aos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para as secretarias estaduais, exigindo como requisito a elaboração de um plano de ação e a respectiva prestação de contas.


Resultados
Realizaram-se 19 reuniões descentralizadas de monitoramento dos indicadores do Programa em oito regiões de saúde do estado. Foram repassados R$ 769.731,79 referentes às avaliações de 2015 e 2016 para as 12 Geres, conforme o desempenho obtido. Foram produzidos relatórios mensais dos resultados do Programa por Geres, segundo município e indicadores avaliados, com destaque para os municípios com baixo desempenho e para os valores que deixam de ser recebidos em função do desempenho alcançado.


Análise Crítica
A estratégia proporcionou a discussão conjunta entre municípios, Geres e Secretaria Estadual de Saúde na busca de soluções para qualificar as ações de vigilância em saúde e viabilizou a melhora gradativa do desempenho dos municípios. A lógica do incentivo por desempenho, adotada para as Geres, foi um dos fatores que contribuíram para o aumento do desempenho, antes restrita a municípios e secretaria estadual, conforme normatização do MS.


Conclusões e/ou Recomendações
A estratégia foi capaz de melhorar o desempenho dos indicadores por meio do monitoramento sistemático junto a todos os atores envolvidos. O repasse financeiro instituído para as Geres é o reconhecimento da importância desse nível de gestão e pode ser adotada por outras secretarias. Recomenda-se ainda a sua continuidade enquanto estratégia de integração, visando ao alcance de resultados que refletem na qualidade das ações de vigilância em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360