Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20c - Avaliação da Qualificação da Atenção Básica

26936 - CENÁRIO DE IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA: PMAQ AB, REQUALIFICA UBS E PMM
JOÃO PAULO ALMEIDA BRITO DA SILVA - FIOCRUZ-BRASÍLIA, JORGE OTÁVIO MAIA BARRETO - FIOCRUZ-BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
Visando enfrentar distintos problemas que tem implicação direta na consolidação da Atenção Básica o Ministério da Saúde lançou o PMAQ AB, o Requalifica UBS e o Programa Mais Médicos. Com o intuito de analisar a implantação destes programas e seus resultados a leitura do cenário de implantação destes é fundamental.


Objetivos
Este artigo tem por objetivo caracterizar o cenário de implantação dos Programas nos municípios brasileiros.


Metodologia
Para o estudo foi utilizada metodologia avaliativa através de método estatístico descritivo calculando as médias e os desvio padrões utilizando como variáveis da análise do cenário de implantação: i) Cobertura da Saúde da Família na implantação do Requalifica UBS; ii) Cobertura da Saúde da Família na implantação do PMAQ; iii) Cobertura da Saúde da Família na implantação do PMM; iv) Equipes de Saúde da Família Incompletas no período de implantação do PMM; v) Resultado da primeira avaliação realizada pelo PMAQ no Brasil; vi) Percentual de UBS classificadas como inadequadas no censo do 1º ciclo do PMAQ.


Resultados
Encontrou como resultado uma cobertura de saúde da família alta em todas as regiões do país, mas com grandes vazios assistências nas grandes cidades desde a implantação do PMAQ com leve diminuição ao longo dos 2 anos até a implantação do PMM. O porte populacional dos municípios apresentou relação inversamente proporcional a cobertura de SF. Os municípios do Norte também apresentaram a maior média percentual dentre as EqSF com conceito Insatisfatório e Mediano ou abaixo da média e a Sul a menor em ambos. A Infraestrutura física das unidades apresentou, para todas as regiões do país, acima de 90% de insatisfatoriedade e a região Norte uma média cima de 95%, sendo a maior entre as demais.


Conclusões/Considerações
A avaliação das equipes aponta um percentual relativamente alto para a crise na saúde pública comumente alegada para questionar o modelo de atenção em construção. A situação das unidades básicas é crítica e pode estar relacionada ao histórico de subfinanciamento. Aponta-se para um maior investimento na qualificação dos sistemas de informação e no fortalecimento das gestões municipais para a implantação de programas e políticas de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360