Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20c - Avaliação da Qualificação da Atenção Básica

23250 - ATIVIDADES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ANÁLISE DOS DADOS INFORMADOS NO SEGUNDO CICLO DE AVALIAÇÕES DO PMAQ-AB
ANTONIA PRISCILA PEREIRA - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, LUCAS DIAS SOARES MACHADO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, SAMYRA PAULA LUSTOZA XAVIER - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ROSELY LEYLIANE DOS SANTOS - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, GÉSSICA RAIANA GOMES DE VIVEIROS - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI, ESTELITA PEREIRA LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, MARIA ROSILENE CÂNDIDO MOREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, MARIA DE FÁTIMA ANTERO SOUSA MACHADO - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI


Apresentação/Introdução
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) foi instituído com a finalidade de ampliar o acesso e melhorar a qualidade das ações em saúde. Dentre os programas avaliados no PMAQ-AB está o Programa Saúde na Escola (PSE), que objetiva contribuir para a formação de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público, na perspectiva da atenção integral.


Objetivos
Fazer um comparativo entre as regiões brasileiras, no segundo ciclo de avaliações do PMAQ-AB, referentes ao Programa Saúde na Escola.


Metodologia
Estudo transversal, quantitativo, realizado mediante dados secundários do Ministério da Saúde, de junho a dezembro de 2017. As variáveis do estudo foram as atividades realizadas pelos profissionais de saúde na escola em três dimensões: 1. Avaliação clínica (sete itens); 2. Promoção da saúde e prevenção (seis itens); e 3. Encaminhamentos realizados (três itens). Os dados foram processados pelo programa Epi-info. Os resultados foram comparados por regiões brasileiras, apresentados em quadros e tabelas e analisados de forma descritiva. Utilizou-se o teste de qui-quadrado para verificar diferenças entre as regiões, considerando-se estatisticamente significantes aquelas com IC de 95% (p<0,05).


Resultados
Houve significância estatística na comparação entre todas as regiões estudadas (p<0,0001). Na primeira dimensão, destacaram-se com melhores resultados as regiões Nordeste (seis itens) e Norte (um item), e com piores resultados as regiões Sudeste (seis itens) e Norte (um item) ; na segunda dimensão, as regiões Nordeste (quatro itens) e Centro-Oeste (dois itens) obtiveram os melhores resultados, e o Sudeste (seis itens) com os piores números; na terceira dimensão, houve destaque para a Região Nordeste (um item) e Sul (um item) foram as melhores, e o Norte (um item) apresentou o pior resultado.


Conclusões/Considerações
O PSE mostrou-se fundamental para atuar frente as necessidades de saúde, com crescimento significativo na maioria das vezes, especialmente no Nordeste. Entretanto, observou-se disparidades significativas entre as regiões, sinalizando a necessidade de investir e aperfeiçoar as atividades desenvolvidas pelo programa, considerando-se as especificidades de cada região do país, para possibilitar o alcance de resultados mais globais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360