Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20b - Avaliação do acesso e regulação

22413 - TEMPO DE ESPERA E DE ATENDIMENTO MÉDICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS: ESTUDO TRANSVERSAL DE BASE POPULACIONAL
DOUGLAS BORGES DA COSTA FILHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), TAÍS FREIRE GALVÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), MARCUS TOLENTINO SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)


Apresentação/Introdução
A consulta médica demarca o momento em que o paciente procura auxílio médico para cuidados relacionados à manutenção ou recuperação da saúde. Como é instrumento de avaliação dos serviços de saúde, sua qualidade envolve fatores como acesso, duração satisfatória e resolutividade. Tais informações ainda são desconhecidas na Região Metropolitana de Manaus (RMM).


Objetivos
Avaliar o tempo despendido pelos usuários dos serviços de saúde em fila de espera por atendimento médico e a duração da consulta médica na RMM.


Metodologia
Realizou-se um estudo transversal de base populacional com adultos de Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva no segundo semestre de 2015. As diferenças no tempo em fila de espera por atendimento e a duração da consulta médica, em minutos, foram avaliadas quanto a idade, sexo, renda, escolaridade, cor, estado de saúde, residência, acesso a plano de saúde e tipo de médico. Para determinação dos coeficientes, procedeu-se regressão de Tobit, ajustada por sexo e idade, a qual ponderou o delineamento complexo da amostra.


Resultados
Foram entrevistados 4.001 indivíduos. Observou-se que a média do tempo de espera da população foi 125,4 minutos (IC 95%: 120,2-130,5 min). Esperaram mais tempo (p<0,05): mulheres (+9,9 min), renda baixa (+26,7 min), sem instrução (+14,4 min), residentes no interior (+10,3 min), procura ao ginecologista (+24,7 min) e sem plano privado de saúde (+30,9 min). O tempo médio de duração da consulta médica foi 52,5 minutos (IC 95%: 48,0-57,0 min). Durou menos tempo com (p<0,05): homens (-3,4 min), 25-59 anos (-5,7 min), pretos (-20,2 min), amarelos (-22,9 min), pardos (-10,8 min), indígenas (-22,0 min), estado bom/regular/ruim (-33,5min) e com plano de saúde de saúde (-7,7 min).


Conclusões/Considerações
Os dados apontam o público-alvo prioritário no planejamento da gestão à saúde na RMM. A pesquisa inova em utilizar a regressão de Tobit para evitar o efeito de teto no cálculo dos coeficientes. Os tempos de espera sugerem entrada desorganizada nos serviços de atenção primária e especializada. As diferenças na duração da consulta indicam pressões econômicas e corporativas. Novas pesquisas devem avaliar a qualidade do acolhimento ao usuário.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360