Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20a - Avaliação de sistemas de saude

28954 - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ATENÇÃO BÁSICA EM MUNICÍPIOS DO AMAZONAS, ATRAVÉS DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS.
ROSANA CRISTINA PEREIRA PARENTE - INSTITUTO LEONIDAS E MARIA DEANE - FIOCRUZ, RAICA GRACIELE DE SOUSA CARDOSO - INSTITUTO LEONIDAS E MARIA DEANE / FIOCRUZ, MAX SOUZA DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM, ROSEANI PEREIRA PARENTE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS - UEA, GUILIANA ARIE - INSTITUTO LEONIDAS E MARIA DEANE / FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
A avaliação do desempenho da Atenção Básica - AB aliada à capacidade de tomada de decisão permite que as organizações de saúde alcancem seus objetivos, identifiquem os pontos fortes e os que podem ser melhorados na prestação de serviços de saúde. Conforme a legislação federal, cabe ao município programar as ações da AB organizando, executando e gerenciando os serviços e ações de saúde.


Objetivos
Assim, este estudo se propõe avaliar a eficiência da AB, através do modelo proposto por Rabetti et al (2011), na produção de serviços e na produção de resultados dos 62 (sessenta e dois) municípios amazonenses.


Metodologia
A análise da eficiência foi feita por meio de análise envoltória de dados – DEA, no ano de 2013, com base na Política Nacional da Atenção Básica. Foram avaliados indicadores de insumos, produtos e resultados, considerando como insumo a tríade: recursos materiais, recursos humanos, e recursos financeiros, como pilar para propiciar as seguintes ações de saúde: número de usuários cadastrados, número de consultas individualizadas realizadas, produção ambulatorial da AB e as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde.


Resultados
Os municípios foram mais eficientes na produção de serviços (29,0%) do que na produção de resultados (16,6%). Quarenta e quatro municípios (71,0%) foram ineficientes nos serviços: vinculação (cadastramento dos usuários), atendimento individual (consulta individuais realizadas por profissionais da AB), produção ambulatorial e visita domiciliar (número de visitas realizadas por agentes comunitários de saúde aos usuários) e 52 (83,4%) foram ineficientes na produção de impacto nas internações potencialmente evitáveis.


Conclusões/Considerações
A adoção desse tipo de modelo para avaliação de desempenho da AB, mostrou-se capaz de medir sua eficiência, ao avaliar a produtividade de serviços e de resultados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360