26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20a - Avaliação de sistemas de saude |
28211 - ANÁLISE DO PERFIL DA FORÇA DE TRABALHO MÉDICA DA REDE DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA À SAÚDE EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA, NO ANO 2017, COMO INTEGRANTE DO PROSUS JULIANA BASTOS SANTOS FIGUEIRA - ISC/UFBA, CAMILA RAMOS REIS - ISC/UFBA, ANDRESSA OLIVERA - ISC/UFBA, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - ISC/UFBA, ISABELA CARDOSO DE MATOS PINTO - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução Os dados apresentados compõem o Diagnóstico e Avaliação do Estágio Atual de Desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde na Região Metropolitana de Salvador, sendo parte integrante Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador (PROSUS). Este tem como objetivo geral realizar a análise situacional da rede e desenhar uma proposta de modelagem no âmbito das doenças crônicas.
Objetivos Este trabalho visa descrever os dados secundários relacionados ao perfil da força de trabalho da atenção especializada em Salvador e em treze municípios que compõem a Região Metropolitana (RMS).
Metodologia A coleta dos dados considerou como marcador para as doenças crônicas a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). Assim foram elencadas seis especialidades médicas (cardiologista, angiologista, nefrologista, oftalmologista, neurologista e endocrinologista) para análise do perfil da força de trabalho, sendo a coleta realizada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), considerando a competência de julho de 2017. Após a coleta os dados foram analisado com base nos Critérios e parâmetros para o planejamento e programação de ações e serviços de saúde no âmbito do sistema único de saúde parâmetros SUS (portaria 1.631 de 2015).
Resultados Foram encontrados 37.790 profissionais médicos nas especialidades estudadas cadastrados no CNES, sendo 76% lotado na alta complexidade, embora haja diversidade na sua distribuição entre a média e alta complexidade quando comparado os treze municípios. Com base na população residente 92% (n=12) dos municípios possuem algum tipo de necessidade profissional. Agrupando a frequência absoluta de profissionais nos treze municípios, constatou-se a maior necessidade de médico cardiologista. Por fim, a cobertura potencial em todas as especialidades na atenção especializada foi inferior a 20%, podendo estar relacionada a deficiência de profissionais, bem como a diminuição na oferta de consultas.
Conclusões/Considerações Considera-se a importância da análise do perfil da força de trabalho para o desenho da proposta de modelagem para a assistência às doenças crônicas em Salvador e RMS. Contudo, o mesmo deve ser analisado comparativamente com a capacidade instalada, a taxa de produção na atenção especializada, o perfil de internação e as pactuações intermunicipais, a fim de obter fidelidade à realidade da rede e uma adequada proposta de intervenção.
|