26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO20a - Avaliação de sistemas de saude |
25016 - METODOLOGIA INTEGRADA DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SITUAÇÃO DE SAÚDE: O SISAP-IDOSO ALINE PINTO MARQUES - ENSP/FIOCRUZ E ICICT/FIOCRUZ, DALIA ELENA ROMERO - ICICT/FIOCRUZ, DÉBORA CASTANHEIRA PIRES - ICICT/FIOCRUZ, LETÍCIA SABBADINI DA SILVA - ICICT/FIOCRUZ, JÉSSICA MUZY RODRIGUES - ENSP/FIOCRUZ E ICICT/FIOCRUZ, RAULINO SABINO DA SILVA - ICICT/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Um problema subjacente às políticas de saúde do idoso no Brasil é a falta de mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados dos investimentos. Para suprir esta lacuna foi lançado em 2011 o SISAP-Idoso – Sistema de Indicadores para Acompanhamento de Políticas de Saúde do Idoso, que permite a consulta de indicadores pela internet, a nível federal, estadual e municipal, sobre a saúde do idoso.
Objetivos Apresentar a estratégia metodológica de construção do SISAP-Idoso e demonstrar como o Sistema pode ser utilizado para o desenvolvimento de funções como planejamento, controle e avaliação dos programas e políticas de saúde do idoso nos municípios.
Metodologia Os indicadores foram calculados, sempre que possível, para municípios a partir do SIA/SUS, SIM, SI-PNI, SIH/SUS, PNAD e PNS. Foram criadas duas Matrizes: por Dimensões de Saúde e para Acompanhamento de Políticas e Programas. Na primeira, os indicadores foram selecionados de acordo com a literatura especializada sobre situação de saúde e foram organizados em 4 dimensões: determinantes de saúde e fatores de risco; condições de saúde; serviços; e qualidade da informação. Na segunda, após a revisão das políticas em vigor, os indicadores foram organizados relacionando os objetivos de cada programa com os recursos disponíveis para implementação no território e os resultados alcançados.
Resultados O uso complementar da suas Matrizes permite articular a produção de informações em saúde com a decisão político-institucional. Utilizando a Matriz por Dimensões é possível avaliar a situação de saúde da população idosa no território, identificando os aspectos prioritários de ação. Na Matriz para Acompanhamento de Políticas e Programas, é possível acessar as diretrizes federais para cada um dos temas relevantes para a saúde da pessoa idosa, bem como captar empiricamente a medida na qual os programas estão sendo implementados e se estão tendo sucesso. O Sistema tem uma média de 1,4 mil acessos mensais, os estados com maior número de acessos são São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Conclusões/Considerações O SISAP-Idoso é importante para formulação e acompanhamento de programas de saúde, principalmente no nível municipal. Uma vez que disponibiliza indicadores selecionados e calculados a partir de critérios de qualidade, o sistema auxilia o processo de implementação das políticas, além de permitir que as instituições da sociedade civil supervisionem a ação do Estado na promoção da saúde da pessoa idosa.
|