Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO20a - Avaliação de sistemas de saude

23593 - INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE NAS REGIÕES DE SAÚDE DE SERGIPE
CÁTIA MARIA JUSTO - UFS, MARCO AURÉLIO DE OLIVEIRA GOES - UFS, SIMONE SORAIA SILVA CORDEIRO - PRODEMA


Apresentação/Introdução
As internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária de saúde (ICSAP) passaram a ter destaque no Brasil e no mundo a partir da pesquisa de Billings na cidade de Nova York em 1988. O indicador ICSAP tem ajudado a pensar o modelo de cuidado. As regiões de saúde de Sergipe com suas peculiaridades são consonantes com o estudo original onde a baixa renda é relacionada ao indicador.


Objetivos
Conhecer a evolução das taxas de ICSAP no estado de Sergipe e fatores associados, no período de 2008 a 2016.


Metodologia
Trata-se de um estudo ecológico que avaliará séries temporais, de evolução das taxas de ICASP nas sete regiões de saúde de Sergipe, Nordeste Brasileiro, através de dados coletados a partir do Sistema de Informação Hospitalar, dados oficiais do governo brasileiro, referente a uma população de aproximadamente dois milhões de habitantes. As taxas de ICSAP serão espacializadas através de georeferenciamento. Os dados foram tabulados em formato de planilha eletrônica (Excel) e vinculados às informações gráficas de limites municipais, e de regiões de saúde, gerando um banco de dados geográficos no formato Esri file geodatabase. Análises estatísticas foram realizadas em software específicos.


Resultados
No período de 2008 a 2016 houveram 82428 internações por ICSAP no estado de Sergipe. Conjuntamente as sete regiões de saúde de SE: Região de Glória, Propriá, N.Sra do Socorro, Itabaiana, Lagarto, Aracaju e Estância, não apresentaram diminuição significativa do indicador ICSAP no período, mas isoladamente a região de Propriá que é a região do Baixo São Francisco, região de acentuada baixa renda no estado apresentou ao longo do período altas taxas de ICSAP, contrastando com regiões de melhor renda como Itabaiana e Lagarto com melhora crescente do indicador. A região de Aracaju mais populosa, apresentou valores elevados sem diminuição significativa ao longo do estudo.


Conclusões/Considerações
O indicador ICSAP apresenta limitações para avaliação da Atenção Primária por tratar-se de indicador indireto, e devido a grande complexidade de variáveis demandadas para esta avaliação. No entanto, encontra-se nesta pesquisa uma associação entre a baixa renda e maior taxa de ICSAP e alta renda com menor taxa de ICSAP. A gastrenterite infecciosa é a CSAP mais prevalente no período.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360