28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC28a - Cooperação Internacional em Saúde |
22486 - O CENTRO BRASIL DE SAÚDE GLOBAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO MANUEL GUILHERME DE VOOGHT - UERJ, TÁSSIA CARDOSO - UERJ, JOÃO ROBERTO CAVALCANTE - UERJ, EDUARDO FAERSTEIN - UERJ
Período de Realização Esse relato de experiência engloba o período de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018.
Objeto da Experiência Imersão de alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores no contexto de diversas áreas na saúde global dentro do campo da saúde coletiva.
Objetivos Descrever as atividades e ações desenvolvidas por alunos de graduação e pós-graduação no Centro Brasil de Saúde Global (CBSG) do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).
Metodologia O CBSG ministra o curso de “Panoramas da Saúde Global”, que está atualmente na sua 4° edição, sendo oferecido desde o primeiro semestre do ano de 2016 para aproximadamente 100 programas de pós-graduação, através do Telessaúde e mídias digitais. O curso está estruturado na Agenda 2030 e as aulas seguiram os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O centro ainda conta com a participação de pesquisadores de outros campos de conhecimento e os debates prezam pela multidisciplinaridade.
Resultados Os alunos realizaram reuniões com os professores para debater a bibliografia indicada e elaboraram relatórios com suas experiências de aprendizado. Seminários foram elaborados no período, englobando diversos assuntos da saúde global, como “Desafios além da Carne Fraca: Comida, Saúde e Ambiente”. Vídeos entrevistando os palestrantes foram produzidos, além de disseminação de conhecimento pelas mídias do CBSG (centroriosaudeglobal.org), Facebook (bit.ly/CBSGfanpage) e Youtube (bit.ly/CBSGchannel).
Análise Crítica A atuação do CBSG, unindo as diferentes áreas da saúde coletiva para um debate em comum, tem se mostrado positiva. Compreender as dinâmicas e os processos que envolvam a saúde global, suas perspectivas e seus desafios, tem ajudado a perceber como a temática da saúde não se esgota dentro do seu próprio campo e como ela se distribui em outras áreas de conhecimento. É necessário, portanto, que cada vez mais o ensino da saúde global seja disseminado nos cursos de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A abertura do espaço de diálogo e de oportunidades de inserção de novos alunos na temática da saúde global é de suma importância e um dos objetivos do centro. Este, por sua vez, busca cada vez mais a ampliação de recursos e cooperação em atividades acadêmicas e de extensão no desenvolvimento sobre as questões da atualidade inerentes à saúde coletiva.
|