Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC28a - Cooperação Internacional em Saúde

21425 - COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO TRABALHO: PROJETO MAIS MÉDICOS NAS CONCEPÇÕES DE GESTORES DA APS DE FOZ DO IGUAÇU.
CARLOS MEISTER ARENHART - UNIVERS. FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, LUDMILA MOURÃO XAVIER GOMES - UNIVERS. FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, THIAGO LUIS DE ANDRADE BARBOSA - UNIVERS. FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA, ELISETE MARIA RIBEIRO - UNIVERS. FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA


Apresentação/Introdução
A cooperação internacional em saúde assumiu destaque nas agendas de alguns Estados latino-americanos na última década. O programa Mais Médicos no Brasil é o mais recente acordo de cooperação multilateral e dentre seus objetivos destaca-se a necessidade de se diminuir a carência de médicos nas regiões vulneráveis do Sistema Único de Saúde e fortalecer a gestão do trabalho em saúde.


Objetivos
Compreender as percepções de gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) em fronteira trinacional entre Brasil, Paraguai e Argentina sobre a o Projeto Mais Médicos (PMM)


Metodologia
Estudo qualitativo fundamentado na metodologia hermenêutica-dialética realizada em Foz do Iguaçu. A APS municipal é articulada por uma rede com 32 equipes da ESF e 26 médicos do PMM. A pesquisa foi realizada com profissionais que atuam como gestores de saúde no âmbito da APS. A coleta de dados ocorreu com entrevistas abertas com 15 gestores, por meio da pergunta norteadora: “O que o Projeto Mais Médicos representa para você?”. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em rede de significados no âmbito dos consensos e contradições sendo analisadas a partir da hermenêutica-dialética. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer CAAE: 65642017300005219.


Resultados
Na lógica gerencial, permanecem movimentos tensionadores nas concepções da APS, impactados pelo modelo neoliberal de gestão do SUS. As concepções dos gestores sobre o impacto do PMM na APS de região trinacional elucida a importância deste programa para o fortalecimento da APS e na manutenção da gestão do trabalho. Há uma valorização positiva e simbólica dos gestores sobre o PMM e, inclusive, coexistindo uma dependência organizacional da gestão em saúde com o projeto – anteriormente dependente do corporativismo médico.


Conclusões/Considerações
A cooperação técnica em saúde na América Latina pode ser importante estratégia para fortalecer as necessidades da gestão do trabalho em saúde. É necessário, no entanto, aprofundar a discussão sobre os vínculos que podem precarizar a atuação técnica nas políticas locais de saúde. O PMM no município de Foz do Iguaçu ofertou a manutenção de oferta de cuidados primários a população no âmbito da força de trabalho médica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360