29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC25f - Saude bucal COC 6 |
24019 - CUIDADOS EM SAÚDE BUCAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE PAIS OU RESPONSÁVEIS DE CRIANÇAS NOS CEMEIS DE ALFENAS/MG. VANIA LÚCIA ALVES - UNIFAL/MG, MARIANE CAROLINA FARIA BARBOSA - UNIFAL/MG, MARINA DE MORAES - UNIFAL/MG, LEANDRO ARAÚJO FERNANDES - UNIFAL/MG, DANIELA COELHO DE LIMA - UNIFAL/MG
Período de Realização O trabalho relata as experiências vivenciadas por discentes de Odontologia nos anos de 2013-2017.
Objeto da Experiência Promover a educação em saúde bucal envolvendo crianças e pais a fim de sensibilizá-los no cuidado com a saúde, além de visar o aprimoramento acadêmico.
Objetivos Relatar as experiências obtidas ao longo das atividades de extensão do projeto intitulado “Contos e Encantos” e verificar a percepção dos pais e/ou responsáveis acerca da saúde bucal de seu filho e a influência do cuidado para melhores condições de saúde e qualidade de vida.
Metodologia São desenvolvidas atividades preventivas para as crianças (de 6 meses a 6 anos) matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) do município de Alfenas/MG. Inicialmente são desenvolvidas capacitações aos acadêmicos para trabalhar com esse público alvo e aplicação de um inquérito investigativo aos pais a fim de verificar o conhecimento dos mesmos quanto às alterações bucais das crianças. As informações coletadas são analisadas e tabuladas no programa estatístico Epi Info 3.2.2.
Resultados Ao todo foram abordados 14 CEMEIs sendo atingidos 2541 crianças e 735 pais. Constatou-se que 84,71% das crianças realizam algum hábito de sucção não nutritiva e que 65,29% dos responsáveis associam o hábito deletério ao aparecimento de alguma alteração nos dentes. Além disso, 39,45% dos pais acreditam que existe uma relação dos hábitos deletérios com desenvolvimento psicoemocional e 57,58% consideram a conversa sobre as consequências o método mais eficaz para a remoção do hábito.
Análise Crítica O presente projeto visa obter melhorias sociais por meio do público alvo abordado diretamente (crianças e pais), além de enriquecer o conhecimento da comunidade acadêmica mediante a vivencia prática com os indivíduos abordados preenchendo dessa forma uma lacuna encontrada na grade curricular do Projeto Político Pedagógico na graduação.
Conclusões e/ou Recomendações De maneira geral, observou-se que os responsáveis pelas crianças apresentam conhecimento sobre as consequências dos hábitos bucais deletérios, contudo estes ainda estão presentes na primeira infância. Essa dissonância evidencia a necessidade de se abordar a importância da saúde bucal, continuando as ações educativas e preventivas com o público-alvo.
|